Na manhã de quarta-feira (26.nov.2025), aproximadamente 200 kg de entorpecentes foram incinerados no município de Itaituba, sudoeste do Pará. A ação foi acompanhada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), representado pelo promotor de Justiça Criminal da 2ª PJ, Diego Lima Azevedo, além de equipes da Polícia Civil e da Vigilância Sanitária.
A incineração foi autorizada judicialmente, seguindo o que determina a Lei nº 11.343/2006, que estabelece a Política Nacional sobre Drogas. A legislação prevê que a destruição dos materiais ilícitos deve ocorrer mediante autorização do Judiciário e com acompanhamento do Ministério Público e autoridades competentes.
De acordo com a Polícia Civil, a maior parte dos entorpecentes destruídos foi apreendida há alguns meses na estrada de Barreiras, em Itaituba. No total, foram eliminados 179 tabletes provenientes de operações no município e 13 tabletes recolhidos em Trairão, totalizando aproximadamente 200 kg de drogas retiradas de circulação.
As substâncias incineradas foram resultado de apreensões realizadas entre fevereiro e novembro de 2025. A destruição ocorre periodicamente, principalmente quando há grande volume de entorpecentes armazenados na delegacia.
Fonte: MPPA






















