A Polícia Civil desarticulou seis acampamentos rurais utilizados para crimes ambientais no município de Novo Progresso, no sudeste do Pará. De acordo com informações divulgadas nesta quarta-feira (22), a ação fez parte da segunda fase da operação Amazônia Viva. Nos acampamentos, foram encontradas motosserras e combustível.
De acordo com a Polícia, os acampamentos foram descobertos durante incursões pela mata. Cinco deles estavam abandonados. Nos locais, foram apreendidas quatro motosserras, uma grande quantidade de combustível, um rádio comunicador e diversos utensílios para acampamento.
Em um dos acampamentos, ao perceber a chegada dos policiais, três homens conseguiram fugir do local. Os agentes realizaram buscas pela mata, mas não encontraram os suspeitos.
Além dos materiais encontrados, a Polícia constatou que diversas espécies de árvores tinham sido derrubadas recentemente. Uma delas era uma castanheira, considerada madeira de lei.
Os proprietários da área e responsáveis pelos crimes ambientais foram identificados. Uma equipe iniciou buscas para localizar os proprietários. Duas testemunhas estão colaborando com as investigações.
G1 – PARÁ