Embarcações que atracaram no porto de Óbidos, no oeste do Pará, na manhã deste sábado, passaram por rigosa revista de agentes da Polícia Federal e equipes da Força Nacional. Bagagens e pessoas passaram pela revista.
As fiscalizações estão sendo intensificadas neste final de ano, com foco principal no combate ao tráfico de drogas, uma vez que Óbidos é rota de passagem de embarcações provenientes dos estados do Amazonas e Amapá.
Apreensões
Ao longo de 2018, várias apreensões de grandes quantidades de drogas foram realizadas no porto de Óbidos. No dia 6 de maio, durante fiscalizações de rotina no porto do município, a Polícia Federal apreendeu 70 kg de droga, sendo 45 kg de maconha do tipo “Skunk” e 25 kg de pasta base de cocaína.
De acordo com a PF, a droga estava em duas malas e duas caixas no primeiro piso de uma embarcação que saiu de Manaus (AM) com destino a Santarém. Nas malas haviam 41 tabletes de “Skunk” e 23 tabletes de cocaína nas caixas.
No dia 6 de dezembro, a Polícia Federal juntamente com a guarda portuária e Força Nacional, apreenderam 16 kg de uma substância semelhante a pasta base de cocaína. A ação aconteceu por volta das 15, em uma embarcação que fazia linha para as cidades de Manaus e Belém.
A droga estava escondida no interior de uma freezer, os agentes desconfiaram do equipamento, e em uma breve revista encontraram o entorpecente.