A Polícia Federal prendeu na tarde desta quarta-feira, 13, em Brasília o empresário André Felipe Oliveira, acusado de envolvimento em esquema para venda de respiradores hospitalares ao governo de Helder Barbalho (MDB) no Pará.
A pedido do Ministério Público Federal, o juiz da 3ª Vara Federal de Belém, Rubens Rollo de D’Oliveira, expediu mandado de prisão contra o empresário.
André Felipe Oliveira já foi secretário de Esportes na gestão de José Roberto Arruda no Distrito Federal.
A Polícia Federal também cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de André Felipe Oliveira, que segundo seu advogado “já havia prestado esclarecimentos” à Justiça paraense e que seu celular foi apreendido.
André Felipe atuou como representante comercial da SKN do Brasil Importação e Exportação, responsável pela venda de respiradores ao governo do Pará. Na terça-feira, 12, a Justiça Federal determinou o bloqueio de R$ 25,2 milhões em bens da empresa.
Os respiradores comprados da China e comercializados com o governo paraense e outros Estados, deveriam ser usados em UTIs de pacientes com covid-19, mas apresentaram defeitos de funcionamento e até falta de peças e não funcionaram. O governo paraense divulgou que houve inadequação do padrão dos equipamentos.
Fonte: O Antagonista