Na madrugada e início da manhã desta segunda-feira (8), uma operação da Polícia Civil de Santarém, no oeste do Pará, denominada “Calada do Noite” prendeu cinco membros de uma quadrilha especializada em assaltos a residências. O quinteto foi levado à 16ª Seccional de Polícia Civil e as investigações continuam.
Ediel Lopes Cardoso, Leandro Azevedo Castro, Matheus Ramos Romano e Jackson Pereira Silva, conhecido por “Gordinho”, foram presos em flagrante, quando tentavam assaltar a casa de um empresário local. Com os quatro, foram encontrados R$ 600 em dinheiro, ferramentas, duas motos com placas adulteradas e dois revólveres.
De acordo com a polícia, a quadrilha analisava a rotina de famílias e pessoas para encontrar o melhor momento para os assaltos. Durante a madrugada, eles invadiam as casas ou comércios, amarravam os moradores e subtraíam dinheiro e bens de valor.
“Nós já tínhamos informações, inclusive por Disk-denúncia, da ação dessa quadrilha, que assaltava residências e estabelecimentos comerciais. Nós conseguimos evitar dois assaltos que eles iriam realizar, em um comércio e outro na casa de um empresário”, explicou o delegado do Núcleo de Investigação da Polícia Civil, Silvio Birro.
Já pela manhã desta segunda, um quinto suspeito foi preso. Paulo Henrique Silva dos Santos também foi apresentado à delegacia de Polícia Civil. Os cinco serão autuados por tentativa de roubo, porte de armas de fogo, associação criminosa e adulteração de sinal identificador de veículos.
A participação de outras pessoas não está descartada e a PC segue as buscas para encontrar mais suspeitos e apreender materiais subtraídos durante os roubos da quadrilha.
G1 Santarém