O flagrante ocorreu durante comando policial em Uruará-PA, no km 828 da BR 230, quando foi abordado o veículo TOYOTA/HILUX. De imediato, foi solicitado ao condutor a documentação do veículo e a carteira de habilitação, o qual informou que havia deixado a CNH em sua residência mas apresentou o CRLV e o certificado de registro (CRV).
Em consulta aos sistemas policiais, ficou constatado que o veículo se encontrava registrado e emplacado já com a nova placa do MERCOSUL em Santa Luzia D’Oeste/RO, sendo que a placa presente no veículo abordado era de modelo antigo. Ademais, o condutor informou que nunca havia estado no referido estado. No decorrer dos procedimentos de identificação veicular, foram verificados inúmeros indícios de adulteração no chassi e na documentação do veículo. Assim, ficou constatado o crime de uso de documento falso, no caso, de informações falsas impressas em papel formulário autêntico. Diante dos indícios de adulteração citados, os agentes federais realizaram análise minuciosa dos elementos de identificação rastreáveis do veículo e identificaram o original, emplacado e furtado/roubado em Alta Floresta/MT, através do boletim de ocorrência registrado na delegacia desta cidade. Durante entrevista, o condutor declarou que comprou o veículo há aproximadamente seis meses e que a compra foi realizada em Uruará-PA e o vendedor mora no bairro Vila Brasil.
Diante dos fatos, o homem foi conduzido pelo crime do art. 180 do Código Penal (receptação), além do art. 304 (uso de documento falso).
Site PRF