Pela terceira vez desde o início das obras, a reinauguração da ponte sobre o rio Moju, no complexo da Alça Viária, é adiada. A ponte, que seria entregue na próxima segunda-feira, 23, terá apenas o tráfego liberado sem a conclusão de 100% da obra, que tem previsão de inauguração total dia 5 de janeiro de 2020.
A nova data foi confirmada pelo próprio titular da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), Pádua Andrade, que, segundo fontes internas do governo, não aceita a ideia de fazer uma entrega festiva com apenas 90% das obras concluídas e ainda 20% de entulhos acumulados no local.
O primeiro prazo dado para a entrega da ponte foi o dia 20 de novembro, que seria seis meses após o início das obras. Porém, pouco depois desta data, a Setran anunciou a primeira mudança, para o dia 15 de dezembro. A segunda alteração, para o dia 23 de dezembro, foi marcada pelo governador Helder Barbalho, em vistoria às obras da ponte, no dia 29 de novembro.
Na obra, que será batizada de “Ponte da União”, primeiro será feita a liberação para tráfego de veículos, no dia 5 de janeiro, e só depois será feita a retirada dos entulhos, liberando os dois novos canais de navegação, que estão entre 75% e 80% concluídos. Toda essa operação só deve ser concluída em 15 de janeiro, apesar de 420 operários trabalharem na obra em três turnos, 24 horas por dia.
Apesar dos adiamentos, o orçamento da obra segue em R$ 104 milhões, valor do contrato emergencial aprovado pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), para que as obras começassem em 15 de junho deste ano.
Segundo a Setran, dificuldades com o clima da região demandaram mais tempo para finalizar a obra, mas os trabalhadores atuam, nessa última fase, no estaiamento, que é a colocação dos estais, os cabos de sustentação da ponte. Com a conclusão, serão reabilitados os 268 metros do vão central, atingido no acidente. No total são 40 cabos-estais instalados aos pares, de forma simultânea.
Com a conclusão, a ponte sobre o rio Moju ficará muito parecia com a ponte principal da Alça Viária, que fica sobre o rio Guamá. Os esteios permitem canais de navegação maiores, pois serão menos pilares. Antes, com todos os pilares, havia 68 metros de largura para navegação. Agora serão dois canais de 134 metros. Será um vão seguro, já que algumas das maiores embarcações têm em torno de 20 metros de largura.
Fonte: Portal Roma News