Menu

Praias artificiais de Altamira apresentam problemas estruturais

Continua após a publicidade

Em Altamira, no sudoeste do Pará, algumas praias que eram pontos turísticos deixaram de existir após a construção da hidrelétrica Belo Monte. Por causa disso, a Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento, teve que construir novos balneários para a população como forma de compensação. Mas, muitos desses locais não têm estrutura mínima para funcionar.

São praias artificiais que deveriam ser recanto de contemplação e lazer. O problema é que as pessoas estão tendo dificuldades para usufruir desses locais, onde o rio Xingu é o cartão postal.

A Praia da Orla foi construída há cinco anos pela Norte Energia. É o local de lazer mais acessível da cidade, mas o lugar é prejudicado pelo lixo deixado na areia pelos banhistas.

São garrafas de vidro e plástico, sacolas e até restos de cadeira. Não há lixeiras na praia. E as placas de alerta não tem resolvido o problema do descarte de lixo.

A falta de acessibilidade também é um problema. Da rampa para à areia não tem degraus, a passagem é improvisada com pedaços de madeira. Banheiros públicos começaram a ser construídos pela prefeitura, mas a obra ainda não foi concluída.

A Norte Energia iniciou a construção de uma escadaria, mas os trabalhos estão parados.

A Prefeitura de Altamira diz que ainda não recebeu oficialmente as praias artificiais. Já a Norte Energia afirma que elas foram entregues ao município.

“A prefeitura mantém a praia limpa. O departamento de limpeza pública faz a limpeza periodicamente, como obrigação do município, de manter ao ambientes em que a população frequenta limpos.A ideia é coletar o lixo que tiver ali e deixar como uma barreira, bem no acesso, para mostrar que nós é que somos os geradores de lixo. Nós que temos que manter a praia limpa”, explicou Wesley Storuch, secretário municipal de meio ambiente de Altamira.

A Norte energia informou em nota que as três praias foram entregues para a prefeitura através de um termo de compromisso assinado entre a empresa e o município. Já a prefeitura informou que ainda estão finalizando o termo de cooperação para a entrega oficial dos balneários.

G1 Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.