O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, juntamente com todos os secretários municipais e alguns vereadores, participou na manhã desta quinta-feira (22 de fev. 2024), de uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), com a participação de lideranças indígenas, citadinos e da área rural e ribeirinha.
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Durante o encontro, os representantes apresentaram às autoridades municipais a situação atual do Reassentamento Urbano Coletivo “RUC Tavaquara”, construído pela empresa Norte Energia. Também expuseram outras demandas sociais de diferentes localidades.
“Essa reunião foi de extrema importância, contando com a presença do prefeito e de todos os secretários, e resultou em avanços significativos. Foram discutidos encaminhamentos relacionados à educação. Um deles é o colégio do RUC, que será mantido em funcionamento. Além disso, abordamos temas essenciais para a nossa comunidade, como saúde e infraestrutura, incluindo o atracadouro do RUC Tavaquara”, afirmou Cláudio Curuaia Cambuí, representante da Associação Indígena Nativa Kuruaya de Altamira (KUERY).
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Após ouvir atentamente as demandas das lideranças indígenas, o prefeito Claudomiro Gomes explicou sobre as responsabilidades do município e comprometeu-se a intermediar, junto ao governo do Estado e à empresa Norte Energia, um diálogo para resolver outras questões.
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
“Aqui nós firmamos um compromisso de estabelecer uma ampla parceria voltada ao RUC Tavaquara para o fortalecimento do bairro e dessa forma seja um núcleo Cultural e Turístico muito forte, para manter essa identidade dos nossos indígenas. Mas também conversamos sobre avanços em setores fundamentais, como saúde, educação, agricultura e infraestrutura”, destacou o prefeito.
Gilson Curuaia, presidente da Associação Indígena Kirinapan da Comunidade Paia no Travessão do Paratizinho, também expressou satisfação com os encaminhamentos firmados no encontro, que teve o objetivo principal de garantir os direitos dos cidadãos indígenas.
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
“Foi uma reunião muito proveitosa, com encaminhamentos importantes. Consideramos um momento oportuno e acreditamos que avançaremos em muitas demandas. Como liderança, considero que foi um momento histórico”, disse Gilson.
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
O RUC Tavaquara, situado próximo ao balneário do Pedral, terá uma demanda atendida de imediato pelo Governo Municipal: o funcionamento da escola, que atenderá alunos do 1º ao 4º ano, neste ano letivo.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu