Search
Close this search box.

Prefeito eleito de Altamira conhece Centro Integrado de Pesca Artesanal

Continua após a publicidade

O prefeito eleito de Altamira, Claudomiro Gomes, acompanhado de vários vereadores eleitos, esteve na manhã desta quarta-feira (09 de dezembro), visitando a estrutura do Centro Integrado de Pesca Artesanal – (CIPAR). A visitação foi um convite da empresa para falar sobre o andamento das obras.

O prédio que está sendo construído pela empresa Norte Energia, no final da orla da cidade, faz parte das condicionantes para construção da Usina de Belo Monte. A obra foi iniciada em 2015 e deveria ter ficado pronta em junho de 2016, mas foi paralisada e só este ano foi retomada.

De acordo com superintendente de relações institucionais da Norte Energia, Eduardo Camilo, a nova previsão para que a estrutura fique pronta é em março de 2021.

A construção do complexo abrange o mercado de peixes com 48 boxes, um centro de processamento do pescado e de uma fábrica de gelo. Além da estrutura de atracação no entorno da obra. Quando estiver pronta, a estrutura será administrada pela Cooperativa de Pescadores de Belo Monte (COOPPBM), que reúne pescadores de cinco municípios da área de influência direta da hidrelétrica.

O Cipar contará com um espaço exclusivo destinado ao Serviço de Inspeção Federal – (SIF), que vai permitir a Cooperativa vender o pescado da região do Xingu para fora do estado do Pará. “Por isso, que o prefeito eleito se interessou em vir aqui conhecer, por conta dessa oportunidade de gerar emprego e renda para Altamira e região”, frisou o superintendente da Norte Energia, Eduardo Camilo.

Claudomiro Gomes reafirmou, em coletiva à imprensa no local, que pretende reestabelecer de imediato o diálogo entre a Prefeitura e a empreendedora da usina Belo Monte, para que as obras que foram pactuadas sejam concluídas. “A ideia é reestabelecer esse diálogo de imediato, uma vez que ainda há uma problemática muito grande, como a questão da água, da Lagoa do bairro Jardim Independente I, a questão do Parques e Orlas, a questão do tratamento do esgoto, ou seja, há muitas coisas que foram pactuadas e que estão pelo meio do caminho e que nós entendemos que é só sentando a mesa e conversando, a Câmara, a prefeitura que cumpriremos o nosso papel que é de fato apresentar a população de Altamira o resultado que ela espera”, disse o prefeito eleito.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Fotos: Wilson Soares

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *