Sete dos 13 prefeitos que compõem a Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte – ACBM se reuniram, na última Assembleia Geral Ordinária do ano, que aconteceu nesta quinta-feira (7/12), na sede da entidade. Durante a reunião, que aconteceu de forma presencial e também com participação remota foram apresentadas as ações realizadas pela ACBM durante em 2023 e discutidas novas ações que serão apresentadas, no início de janeiro de 2024, a diversos órgãos estaduais e federais.
A assembleia foi realizada sob o comando do presidente da entidade, Claudomiro Gomes, prefeito de Altamira que esclareceu a importância das mobilizações feitas pela Associação:
“Foi uma reunião muito importante com os prefeitos que compõem o Consórcio Belo Monte. Discutimos diversos temas de interesse da população das regiões do Xingu e da Transamazônica, dentre eles: recursos que serão acessados pelo CGDEX (Comitê Gestor do Plano Sub-regional de Desenvolvimento Sustentável do Xingu), para preservação e recuperação florestal e a regularização fundiária e também a discussão de recursos, para a recuperação das estradas e vicinais dos municípios. Também tratamos de assuntos ligados ao Plano Xingu Sustentável 2023 e apresentamos a Rota do Cacau e Chocolate do Xingu e da Transamazônica que já foi criada e apresentada no Festival Internacional de Gramado, no Rio Grande do Xingu, no Congresso Nacional da Associação Brasileira dos Jornalistas – Abrajet, que aconteceu em Belo Horizonte/MG e que também será apresentada em Belém e ainda em Altamira. Além disso, falamos da necessidade de criar um calendário com os produtos turísticos da região tanto em empreendimentos que oferecem o serviço de lazer, quanto a questão das festividades de cada município. A ideia é criar um calendário de eventos que possa atrair o turista a permanecer pelo menos uma semana em nossa região, como forma de gerar emprego e renda neste setor”, destacou o presidente da ACBM, Claudomiro Gomes.
O ex-presidente da Associação e prefeito de Porto de Moz, Berg Campos também reforçou a importância da reunião dos gestores municipais.
“Tratamos pautas fundamentais para a nossa região, através da presidência da ACBM. São projetos importantes que deverão impactar positivamente todos os municípios”, afirmou Berg Campos.
Durante a reunião também foram discutidos a deliberação dos recursos do CIDES – Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Transamazônica e Xingu – vinculado ao CGDEX, que está apto a captar recursos das esferas estadual, federal e até de organismos internacionais.
“Uma reunião importantíssima para toda a região do Xingu, onde nós discutimos a liberação, pelo CIDES, de um recurso para trabalhar no município a curto prazo e também apontamos as ações futuras que serão desenvolvidas pela entidade. Nossa gratidão a todos os prefeitos e à equipe que fazem o Consórcio Belo Monte, por meio do presidente da entidade, Claudomiro Gomes”, disse o prefeito de Brasil Novo, Weder Makes Carneiro, conhecido popularmente como Pirica.
Texto e Fotos: Wilson Soares / A Voz do Xingu