Os prefeitos e vereadores eleitos das cidades de Vitória do Xingu e Brasil Novo, no sudoeste do Pará, foram diplomados na manhã deste sábado (14 dezembro 2024), em uma cerimônia realizada no Centro de Eventos de Altamira. Os prefeitos das duas cidades foram reeleitos para mais um mandato.
A solenidade, presidida pelo juiz eleitoral da 18ª Zona Eleitoral, reuniu autoridades locais, parentes e convidados dos eleitos.
“A diplomação é um ato formal e solene de reconhecimento de todos os candidatos eleitos que preencheram todos os requisitos legais e apresentaram suas prestações de contas. Estão, portanto, habilitados a tomar posse e exercer suas funções em prol das cidades de Brasil Novo, Vitória do Xingu e Altamira”, destacou o magistrado José Leonardo Pessoa Valença, juiz responsável pela 18ª Zona Eleitoral.
Em Vitória do Xingu, Márcio Viana (MDB) e seu vice, Rogério Soares Pereira (PSB), conquistaram 79,85% dos votos válidos.
Já em Brasil Novo, Weder Makes Carneiro (MDB), popularmente conhecido como Pirica, e seu vice, Osias Sperotto (PSD), obtiveram 12.188 votos, o que corresponde a mais de 90% dos votos válidos. É importante destacar que, no pleito deste ano em Brasil Novo, Pirica foi candidato único nas eleições majoritárias, enfrentando apenas o desafio do quórum mínimo para validar a votação.
Além dos prefeitos, também foram diplomados os 11 vereadores eleitos de cada município, bem como os suplentes dos partidos. A diplomação é um passo fundamental para o início dos mandatos, uma vez que atesta a legalidade das eleições e habilita os eleitos a assumirem seus cargos.
A cerimônia ocorreu em Altamira, já que Vitória do Xingu e Brasil Novo não possuem cartório eleitoral próprio, sendo jurisdicionados à 18ª Zona Eleitoral de Altamira.
O próximo passo para os gestores e parlamentares será a posse oficial, marcada para o dia 1º de janeiro de 2025, quando assumirão formalmente seus cargos para o novo mandato.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu