Prefeitos da região da Transamazônica e Xingu que compõem a Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte – (ACBM), se reuniram nesta quarta-feira 10, na sede da Associação, em Altamira.
Durante a reunião eles tomaram conhecimento das novas diretrizes da entidade para o ano em curso, conheceram as linhas gerais do novo edital do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu – (PDRSXingu) e também foram orientados sobre o andamento do Projeto 319/2017. Projeto esse proposto pela ACBM junto ao PDRSXingu em 2017, que conseguiu um parque de máquinas pesadas e combustível para a recuperação de estradas e vicinais dos 12 municípios que compõem a Associação.
Os gestores municipais também tiveram a oportunidade de conversar com representantes dos órgãos estaduais como Arcom, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Coabi, Emater e Sespa, que explicaram o funcionamento desses órgãos aqui na região.
Ao final da reunião os prefeitos se reuniram na sala da presidência da ACBM com o representante da empresa Norte Energia, Eduardo Camilo. Eles cobraram da empreendedora de Belo Monte, Norte Energia, a permanência do Programa de Ação para Controle da Malária (PACM) na região do Xingu. O programa funcionou por 10 anos e conseguiu reduzir significamente os números dos casos de malária em todos os municípios, porém teve o encerramento anunciado pela Norte Energia, no último dia 31 de janeiro de 2021.
Texto e fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu