Um projeto inédito foi lançado pela Prefeitura de Altamira, no sudoeste do Pará, na noite desta quinta-feira, 18 de novembro. Denominado de “Projeto Manus”, o projeto da PMA garante inicialmente à 100 jovens a oportunidade do seu primeiro emprego.
A cerimônia de lançamento aconteceu no Centro de Convenções e Cursos, onde estiveram presentes o prefeito Claudomiro Gomes (PSB), o vice Jorge Gonçalves (PSC), vários vereadores, secretários municipais, empresários, os jovens e seus familiares.
Segundo a prefeitura, “O projeto tem como principal intuito preparar jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade para o mercado de trabalho“.
A escolha por pessoas entre 16 a 18 anos e que nunca tenham tido oportunidade de trabalho remunerado foi uma promessa de campanha do atual prefeito que agora se torna uma realidade. O projeto Manus também é visto pela atual gestão como uma das ferramentas de socialização desses jovens contra criminalidade.
Além do emprego remunerado, o projeto prevê a participação em “cursos de formação profissional e estágio remunerado, de acordo com a afinidade e vocação de cada jovem e com a necessidade das secretarias e outros órgãos municipais que compõem a estrutura da prefeitura de Altamira“, explica nota enviada à imprensa.
Como vai funcionar na prática
A remuneração será de R$ 550 mensais para cada estagiário, com jornada de 4 horas diárias, ou seja, 20 horas semanais. A Secretaria Municipal de Assistência e Promoção Social (SEMAPS) será responsável pela execução do projeto.
(Fotos: Ascom/PMA)