A Prefeitura de Altamira firmou na última terça-feira, 20 de abril, uma parceria com as coordenações das universidades Estadual (UEPA) e Federal (UFPA) do Pará, e também com o Instituto Federal do Pará (IFPA).
O principal objetivo da reunião que aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura foi o de reafirmar parcerias já previstas com o Governo Municipal, que permitirão estabelecer diferentes formas de cooperação interinstitucional para alavancar a educação do município.
Durante a reunião, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, entregou ao coordenador do Campus UEPA, professor Lair da Silva, a cópia de um ofício que havia encaminhado ao governador do estado, solicitando a implantação do curso de medicina na UEPA/Altamira.
“Poder dialogar e debater em alto nível sobre a educação na região me deixa muito satisfeito. Vejo que a educação precisa de apoio e nós estamos de portas abertas para dialogar com a gestão”, comentou Lair.
O secretário de educação do município, Maxcinei Pacheco frisou que as instituições de ensino têm um papel importantíssimo na educação do município.
“Queremos abrir esse canal de diálogo para que toda a coletividade seja beneficiada. Eu sempre falei para os meus alunos sobre a importância da universidade pública para a nossa região”, declarou.
Durante a reunião o condenador da UFPA campus Altamira professor Dijair Alves, falou que a universidade pretende aumentar a sua demanda de cursos em Altamira, com intuito de oferecer mais oportunidades para quem quer ingressar na faculdade, e para isso conta com apoio da atual gestão da cidade.
“Nessas regiões precisamos dispor de cursos rápidos de formação, e também, de mais cooperação e parcerias. No entanto, já estamos muito felizes e honrados com o convite para esse debate, pois mostra o comprometimento da gestão com a educação. No último governo, o termo de convênio aprovado pela procuradoria do município nunca foi assinado”, ressaltou o coordenador do Campus da UFPA de Altamira.
A Diretora Geral do Campus do IFPA em Altamira, Rosângela Torres Emerique explicou que o Instituto não é uma universidade, mas oferece desde a formação básica até a graduação técnica de alunos. Ela avaliou as parcerias firmadas como positivas para a educação de Altamira.
“A partir das parcerias podemos fortalecer as ações de cada instituição, junto com a Prefeitura Municipal de Altamira, por meio do Termo de Cooperação Técnica, porque a missão das instituições públicas, principalmente na área da educação, é melhorar a vida das pessoas”, comentou durante a reunião.
O Coordenador do Campus da UFPA em Altamira e a prefeitura de Altamira irão iniciar tratativas para a implantação de um Campi da UFPA no Distrito de Castelo de Sonhos. A reunião marca as estratégias da gestão para reforçar a educação na cidade e, com isso, fortalecer o município gerando novas oportunidades para os jovens e promovendo desenvolvimento no campo e na cidade.
Com informações da Ascom/PMA