Menu

Prefeitura de Altamira recebe representante de instituição Alemã

Estão sendo formalizadas parcerias para desenvolver projetos de Bioeconomia em Altamira

Foto: Ascom/PMA
Foto: Ascom/PMA
Continua após a publicidade

O uso da terra e sua relação com as mudanças climáticas, são temas centrais no cenário econômico global atual. Conforme o último Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Altamira ficou em primeiro lugar entre os municípios com maior área de desmatamento com 620,13 km² .

Porém, é preciso contextualizar. Basta lembrar que com nossos quase 160 mil quilômetros quadrados, a área afetada é relativamente muito menor em relação a qualquer outro município do Brasil. A verdade é que Altamira é, comprovadamente, um dos últimos redutos de proteção de florestas tropicais do mundo, em que pesem as informações sobre desmatamento mais recentes, cuja prática, aliás, deve ser fiscalizada pelas autoridades responsáveis do Governo Federal, a quem cabe essa ação.

Diante desse quadro, foi realizada uma reunião, na manhã do sábado, 12/03, no gabinete da prefeitura, coordenada pelo prefeito Claudomiro Gomes, da qual participaram representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) e o Representante da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) Gmbh, da Alemanha, Dr. Benno Pokorny. (Veja o vídeo abaixo)

Durante o produtivo encontro, foram apresentadas propostas para construir mecanismos de apoio a projetos locais de Bioeconomia, como forma de garantir trabalho, renda e emprego, garantindo o uso racional e sustentável dos recursos florestais.

Sustentabilidade é a palavra de ordem. Por isso, a reunião partiu da necessidade de incentivar políticas e ações que garantam os processos de restauração da paisagem florestal, silvicultura de espécies nativas, sistemas agroflorestais, produção agroecológica, ecoturismo de base familiar comunitária e empresarial, manejo florestal madeireiro e não madeireiro, pecuária com bases sustentáveis, com respeito aos direitos humanos e aos princípios do desenvolvimento sustentável.

Altamira vai dar o primeiro passo para se tornar referência na conservação e restauração das suas florestas: a prefeitura realizará o 1º Encontro de Meio Ambiente e Bioeconomia, no período de 1 a 5 de junho de 2022, com foco no manejo sustentável dos bens florestais e nas ações para redução de emissões de gases de efeito estufa. Vários especialistas renomados estadual, nacional e internacionalmente estarão presentes.

A prefeitura de Altamira reafirma, com essas iniciativas, o compromisso assumido no programa de governo da atual gestão, de fomentar as iniciativas locais, em apoio às ações regionais, nacionais e internacionais que buscam reduzir as emissões globais de gases do efeito estufa, via alternativas de produção sustentável.

A gestão municipal vai fornecer estruturas, em busca do sucesso na redução das emissões de gases, do desmatamento e da degradação florestal, para atender a demanda climática global, e, assim, contribuir de forma efetiva para garantir a continuidade da vida saudável no planeta.

Fonte: ASCOM/PMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.