A Prefeitura de Altamira realizou, na noite da última sexta-feira (10), a cerimônia de certificação da primeira turma de Planejamento e Organização de Eventos de Altamira. O evento ocorreu no auditório da Casa de Memória Transxingu, onde o curso preparatório foi ministrado de 6 a 10 deste mês.
A qualificação dos 51 cerimonialistas foi ministrada pelo Comendador Guto Delgado, comunicólogo com larga experiência como jornalista, relações públicas e mestre de cerimônias.
Guto é membro da Organização Mundial de Protocolo e foi convidado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), que entre suas atribuições tem a de planejar, organizar e realizar eventos que impactem o turismo local.
Ivoneia Santos é servidora na Divisão de Políticas Públicas, da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) que, entre os eventos que organiza, está a Feira da Agricultura Familiar, evento mensal com participação de mais de 50 expositores. Para Flor, como é conhecida entre os colegas de trabalho, “o curso foi importante para garantir eventos de qualidade, bem organizados, e que surpreendam o público de forma positiva, dentro do protocolo e etiqueta”, afirma. “O curso foi de tamanha importância, tanto para minha vida social quanto profissional. Só tenho a agradecer à Prefeitura de Altamira, através da SEMTUR, pela oportunidade”, ressalta a nova mestre de cerimônia de Altamira.
A servidora da SEMTUR, Rizoneide Rodrigues também considera que o curso de planejamento e organização de cerimonial e eventos foi importante por fornecer aos alunos habilidades teóricas e práticas essenciais para planejar, organizar e coordenar eventos, proporcionando conhecimentos sobre protocolo, etiqueta e relações públicas, que são fundamentais para o sucesso de qualquer evento.
“Esta qualificação, da qual todos os servidores da SEMTUR participaram e ajudaram a realizar também, foi idealizada para assegurar serviços de excelência no atendimento ao público interno e externo prestado pela equipe da Secretaria de Turismo. Foi extensivo a cerca de 40 servidores de outros órgãos da Prefeitura Municipal e da Câmara de Altamira, para que possamos fortalecer a gestão e multiplicar servidores capacitados ao bom atendimento e para a realização de eventos”. Afirmou Eliana Couto, Secretária de Turismo de Altamira.
Para o Relações Públicas Guto Delgado, “É muito importante treinar, capacitar e qualificar pessoas, como fiz no Curso de Planejamento e Organização de Cerimonial e Eventos, que ministrei aos funcionários da Prefeitura de Altamira. Mas, o principal é fazê-los entender que usando e praticando os conhecimentos, as técnicas, as informações adquiridas, mais as experiências trocadas ao longo das 20 horas de curso nestes 5 dias, podem contribuir para a melhoria da imagem tanto individual, quanto institucional, afinal agora, todos sabem o que é o CERTO e o ERRADO, no Cerimonial e Protocolo dos Eventos, então todos ganham, pois a população altamirense perceberá a partir de agora, que os eventos na cidade, principalmente os que a Prefeitura de Altamira realizar, serão melhor organizados e objetivos, fazendo com isso, aumentar o conceito e a imagem da Prefeitura junto à sociedade e formadores de opinião”. Afirmou Guto Delgado,
Protocolista e Mestre de Cerimônias.
Wilson Soares, Diretor de Imagens da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará) e Diretor Regional Norte da Abrajet Nacional, esteve presente na cerimônia de certificação, que entre os concluintes estava a diretora de Comunicação da Abrajet Pará, jornalista Benigna Soares.
“Muito boa a iniciativa que beneficiou os servidores do município”, disse Wilson.
A primeira dama Apoliane Gomes, que representou o prefeito Claudomio Gomes na cerimônia, não só participou da organização do evento, mas também se uniu aos demais servidores públicos municipais e participou dos cinco dias de qualificação.
“Uma excelente oportunidade de nos qualificarmos, trocarmos experiências e multiplicarmos conhecimentos para melhor servir à população”, afirmou.
Fonte: Redação Abrajet Pará
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