Esta quarta-feira, 19, foi um dia especial para a comunidade escolar de Altamira, no sudoeste do Pará. Ocorreu a inauguração da pedra fundamental da primeira escola de ensino fundamental que funcionará em tempo integral.
A cerimônia de inauguração reuniu cerca de 200 pessoas, e contou com a presença do prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, do secretário de Educação, Maxcinei Pacheco, do deputado federal, Cássio Andrade, do deputado estadual, Fábio Figueira, do secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, José Francisco, do presidente da Câmara de Vereadores, Silvano Fortunato, demais vereadores, secretários de governo, diretores, professores, além da população em geral.
A nova Escola Municipal de Tempo Integral José Edson Burlamaqui de Miranda, será construída numa área de cerca de 5 mil metros quadrados, com estrutura composta por dois grandes blocos pedagógicos com ambientação moderna e áreas verdes. Contará com 10 salas de aula, ginásio esportivo com quadra coberta, vestiários, refeitório, laboratório de informática, sala multidisciplinar, sala de educação especial. Além da área administrativa com espaço amplo. A unidade escolar vai atender a 350 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Outras duas escolas que também funcionarão em regime de tempo integral serão construídas nos próximos meses. Uma delas será na antiga estrutura da Octacílio Lino e a outra no bairro Ibiza. De acordo com o prefeito Claudomiro Gomes, todas as três serão entregues a população altamirense em outubro deste ano. “Estou muito feliz em nós podermos fazer essa inovação na educação de Altamira que é a construção de três escolas integrais, com capacidade para 1.200 alunos que ficarão o dia todo estudando em segurança, enquanto seus pais estão no trabalho”, diz o prefeito.
Para o secretário de Educação, professor Maxcinei Pacheco, essa é uma conquista da população, que irá se tornar uma referência para as demais cidades do interior do Pará. “Nós a cada dia estamos avançando nesse processo. Sabemos que a educação em tempo integral é muito importante para nossas crianças, onde o desenvolvimento do educando é mais eficiente, isso já foi comprovado cientificamente e pra nós é uma alegria muito grande fazer parte desse momento histórico”, salientou.
Para o deputado federal Cássio Andrade, Altamira vive agora uma nova política educacional. “Pode contar com a bancada na Câmara Federal e principalmente comigo nessa nova política para transformar a cidade de Altamira”.
A previsão da Secretaria de Educação de Altamira é que as três escolas em tempo integral que serão construídas este ano, comecem a funcionar no primeiro semestre de 2023. Uma quarta escola de tempo integral deverá ser construída ainda durante essa gestão, no bairro Jatobá.
Texto e fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu