Search
Close this search box.

Presidente da Funai visita Usina Hidrelétrica Belo Monte

Continua após a publicidade

Com o objetivo de conhecer de perto a maior hidrelétrica 100% brasileira e as ações realizadas pela Norte Energia, o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier, visitou a Usina Hidrelétrica Belo Monte nesta quarta-feira, 03/03. A Norte Energia é a concessionária do uso de bem público para a geração de energia elétrica responsável pela implantação e operação do empreendimento no rio Xingu, no sudoeste do Pará.

“Fiquei impressionado com a magnitude, a grandiosidade da hidrelétrica, e com as ações que estão sendo desenvolvidas também, para a sustentabilidade junto às comunidades indígenas”, afirmou o presidente da Funai. “Há ações compensatórias em andamento, a Funai tem monitorado. Fiquei muito satisfeito com a transparência e eficiência com que tudo vem sendo implementado”, acrescentou.

Acompanharam o presidente Marcelo Xavier o diretor de Proteção Territorial da Funai, César Augusto Martinez, e a coordenadora-geral de Licenciamento Ambiental da fundação, Carla Fonseca de Aquino Costa.

Com 11.233 Megawatts de capacidade instalada e em plena operação desde 2019, Belo Monte foi pauta de amplos debates ao longo do seu processo de licenciamento e instalação. “Esse diálogo constante entre Poder Público e a sociedade resultou na alteração do projeto original, de forma a preservar os povos indígenas da região em seus locais de origem. Assim, não houve área indígena alagada ou remanejada, é preciso esclarecer isso”, destacou o presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto, que recebeu o representante do órgão indigenista.

Assessoria de Comunicação/Funai

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *