Menu

Presidente Jair Bolsonaro inaugura 18ª turbina da UHE Belo Monte no Pará

Continua após a publicidade

O presidente Jair Messias Bolsonaro esteve no Pará para cumprir compromissos da agenda. Após sair de Manaus, acompanhada da primeira dama Michelle Bolsonaro, aterrissou em Altamira nesta quarta-feira, 27, e seguiu de helicóptero até a Usina Hidrelétrica Belo Monte, localizada no município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense. O presidente inaugurou a 18ª turbina de força.

A hidrelétrica tem capacidade de gerar 11.233,1 MW com quantidade média de geração de energia 4.571 MW. É a maior usina de produção de energia 100% brasileira e a quarta maior do mundo. A UHE Belo Monte é composta por duas casas de força. A primeira é Belo Monte, com 18 turbinas. A segunda é a barragem Pimentel, composta de 6 turbinas geradoras. Por ser a maior do Brasil, tem a maior linha de transmissão de energia que vai do Pará até o Estado do Rio de Janeiro e é capaz de suprir 10% da demanda de energia nacional. A obra teve financiamento pelo BNDES, Big Pactual, Caixa e SUDAM e custou mais de US$ 42 bilhões.

O esquema de segurança contou com apoio de homens do Exército Brasileiro e Força Nacional. A diretoria da empresa Norte Energia, responsável pela construção e operação do megaempreendimento, esteve presente, assim como autoridades dos 11 municípios da área de influência da hidrelétrica. Deputados e ministros do Governo Federal, como o de Minas e Energia, Bento Costa Lima e também o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho estiveram presentes na cerimônia. Em sua fala o governador ressaltou que o Pará tem duas usinas hidrelétricas que produzem energia para outros estados brasileiros e tem uma das contas de energia mais elevadas do país.

O presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro Pinto comemorou a inauguração e agradeceu aos colaboradores que tornaram possível a realização de uma das maiores obras da engenharia moderna. “Quero agradecer a todos que contribuíram com esta obra. A todos os nossos colabores que aceitaram o desafio e reunião após reunião se doaram e atingiram os objetivos, com muita entrega, com muita vontade. Não posso deixar de exaltar isso e demonstrar minha gratidão, obrigado”, disse o presidente da NE.

A Norte Energia afirmou ainda que os programas sociais que tem como embaixador o medalhista olímpico Lars Grael, irão continuar. No total 9 etnias indígenas vivem na região e continuarão a receber visitas da Norte Energia. Da mesma forma que as fiscalizações ambientais, na tentativa de minimizar os danos causados ao meio ambiente.

Fonte: Portal Roma News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.