A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 115,76 m³ de madeira ilegal em quatro flagrantes registrados no município de Santa Maria do Pará, no último sábado, 5.
De acordo com a assessoria da PRF, a primeira ocorrência ocorreu às 00h30 do sábado, no KM 102 da rodovia BR-316. Agentes fiscalizaram um caminhão que, segundo o motorista, carregava 38,05 m³ de madeira do Mato Grosso para o Ceará. No entanto, após a medição técnica, se concluiu que havia o total de 39,43 m³, caracterizando, assim, transporte ilegal de madeira.
Na mesma madrugada, os fiscais abordaram outro caminhão, cujo material transportado de acordo com a nota era das espécies Quaruba e Pequia, oriundas de Uruara (PA). Após averiguação das documentações e a vistoria do veículo, os agentes encontraram outros de tipos de madeira que não constavam nos documentos fiscais, confirmando o crime e invalidando a carga.
A PRF fez outras duas apreensões de madeira ilegal em Santa Maria do Pará. Dessa vez, os ilícitos foram descobertos após abordagem a dois caminhões que trafegavam no KM 102 da BR-316, no município de Santa Maria do Pará. Solicitada a devidas documentações os condutores apresentaram as notas fiscais do produto que discriminavam um total de 15,75 m³ e 26,09 de madeira serrada, porém, ao realizar a medição técnica das cargas, foram constatados outros tipos de madeira não declarados na nota e na Guia Florestal apresentadas, tanto em relação ao volume quanto ao corte da madeira.
No total, cinco caminhoneiros foram detidos e liberados após a assinatura de Termo Circunstanciado de Ocorrência. Os caminhões com as respectivas cargas de madeira foram apreendidos e disponibilizados ao órgão ambiental competente.
Fonte: Portal Roma News