Search
Close this search box.

PRF, PF e ANM deflagram operação de combate à extração ilegal de minério, no sudeste do Pará

Apreensões feitas pela PRF em 2022 no Estado, já ultrapassam os números do ano inteiro em 2021.

Foto: Divulgação/PRF
Foto: Divulgação/PRF
Continua após a publicidade

Na quinta-feira (19) a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação integrada junto a PF e ANM, deflagrou uma operação de combate à extração ilegal de minério, na região sudeste do Pará. 

As ações ocorreram na zona rural entre os municípios de Curionópolis (PA) e Marabá (PA). Na ocasião, foi fiscalizado e interditado um garimpo ilegal de minério de manganês.

Como resultado, a operação findou na apreensão de 01 (um) britador, 02 (duas) retroescavadeiras e cerca de 2.400 (duas mil e quatrocentas) toneladas de minério extraído de forma irregular. A operação integrada deve ser realizada de forma rotineira nos próximos meses.

No último domingo (15) cerca de 800 (oitocentas) toneladas de manganês foram apreendidas pela PRF na BR-155, em Marabá (PA). O minério estava sendo transportado de forma ilegal num comboio de 13 (treze) carretas. 

De janeiro a maio desse ano, foram apreendidos mais de 1.500.000 (um milhão e quinhentas mil) toneladas de minério sendo transportadas ilegalmente nas estradas e rodovias federais do Pará pela PRF. Quase o dobro apreendido no ano inteiro em 2021.

Em protesto à realização dos procedimentos legais cabíveis no local, moradores interditaram a única via de acesso ao garimpo queimando pneus.

Foto: Divulgação/PRF

Após negociações, as equipes da PRF e da PF conseguiram a liberação total da via.

A Voz do Xingu – com informações da PRF/PA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *