As produções da agricultura familiar de comunidades rurais de Altamira, com sua diversidade de sabores, cores e aromas, estão em lugar de destaque no 2º Festival do Chocolate e Cacau do Xingu, que acontece desde quinta-feira, 15, no Centro de Eventos de Altamira.
A agricultora Aparecida Moraes Espanhol, mora na Comunidade do Bom Sucesso 2, na região do Assurini, área que avança a cada dia na plantação da lavoura cacaueira e ainda é responsável por mais de 70% dos produtos agrícolas consumidos pela população de Altamira. Ela participa do Festival pela primeira vez com a venda de licores e outros derivados do fruto do cacau. Ela nos conta que os produtos feitos juntamente com a filha estão sendo bem aceitos pelos visitantes e que devem acabar antes mesmo do final da Feira do Chocolate. “Ano passado eu não vim e me arrependi. Pena que eu não vou ter mercadoria suficiente pra vender durante os 4 dias. Eu não esperava que iria vender tudo. Estou gostando muito da feira”, disse a produtora que reconhece o evento como uma oportunidade de tornar seus produtos mais conhecidos. “Pra mim é muito importante isso aqui. Além de obter uma renda extra, nossos produtores vão ficar ainda mais conhecidos”, frisou Aparecida, que promete continuar fabricando seus licores para vender nas feiras que serão organizadas pela Secretaria de Agricultura do Município todos os meses nos bairros da cidade.
O cacauicultor Antônio Fernandes, que também é do Assurini, está aproveitando a feira para expor uma variedade de alimentos saudáveis. Ele destaca que o festival é uma oportunidade importante para que os agricultores familiares interajam com o público, comercializando seus produtos de boa qualidade. “A gente que mexe nesse ramo fica feliz. Temos projeto bom de cacau e por isso queremos agradecer ao governo estadual e a prefeitura de Altamira por esse evento que está valorizando o que fazemos de melhor”, destacou.
Durante a solenidade, que marcou o início do Chocolat Xingu 2023, o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes falou sobre a parceria com a Sedap e demais instituições que ajudaram na concretização do evento. Ele reforçou que o objetivo da programação é fazer com que Altamira entre definitivamente na rota do turismo. “Fazer com que esse ambiente que nós estamos vivendo nesses dias, de hoteis lotados, de comércio fervilhando, que seja permanente”, afirmou o prefeito.
O organizador do festival, Marcos Lessa, da empresa MVU Eventos, destacou a importância de contribuir com o desenvolvimento da Transamazônica por meio dessa iniciativa de alcance internacional. “Nós sabemos da potencialidade dessa região. Essa é uma parcela de contribuição. Quem faz a festa são os produtores, os expositores, os chocolateiros. É toda uma engrenagem que faz a diferença nos resultados”, destacou Lessa.
O 2º Festival Internacional do Chocolate e Cacau – Chocolat Xingu 2023 – vai até este domingo, 18 de junho, no Centro de Eventos, que fica no Anel Viário, iniciando sempre às 08 horas da manhã com exposição, palestras técnicas, cursos, workshop, atividades para as crianças, além de experiências sensoriais e espaços de alimentação para toda a família. A programação tem reunido representantes de todos os municípios localizados na área de influência da Transamazônica – BR-230.
O evento é uma realização da Prefeitura Municipal em parceria com o Governo do Estado, através do Funcacau e acontece pelo segundo ano consecutivo em Altamira.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu