O Sindicato dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Pará (SINDPROIFES-PA), se reunirá nesta quarta-feira, 22, com os professores sindicalizados para discutir a continuidade de semestre letivo com aulas remotas.
O SINDPROIFES-PA é contra a decisão da Associacao dos Docentes da UFPA (Adufpa) de manter as aulas suspensas até o final do ano. O órgão justifica que há possibilidades e recursos para que muitas atividades de pesquisa e ensino continuem sendo realizadas à distância na instituição federal.
“Não sugerimos atividades presenciais, mas queremos debater formas de retorno de atividades de ensino possíveis de serem desenvolvidas de forma remota, resguardando o conteúdo do trabalho e imagem social de docentes das IES, situação essa que a Administração Superior, zelosa com um de seus patrimônios, o(a) docente, poderá ver legalmente junto à sua Procuradoria” explica o sindicato por meio de nota.
Decisão da Adufpa
Os professores da UFPA decidiram que não irão retornar às atividades presenciais até o final deste ano, enquanto perdurar a pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada em Assembleia Geral Virtual da ADUFPA realizada na tarde da última quinta-feira, 16. Os docentes também se posicionaram contra o ensino remoto e defenderam o cancelamento do segundo período letivo de 2020.
As posições definidas na Assembleia serão defendidas pela entidade no Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e na Comissão da Universidade que analisa o trabalho remoto e o retorno das atividades acadêmicas.