Professores e servidores concursados da rede municipal de ensino de Altamira não receberam o salário referente ao mês de dezembro de 2024. A informação foi confirmada no início da tarde desta segunda-feira, 30 de dezembro, pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinteepp), Vitoriano Bill, após uma reunião na Secretaria de Educação do Município (Semed).
“Os concursados vinculados à administração da Semed, lotados nas escolas, além dos temporários, não receberão o pagamento. Dos mais de R$ 10,6 milhões que entraram do Fundeb entre o dia 27 e hoje, dia 30, seria possível pagar todos os trabalhadores. No entanto, o governo Claudomiro optou por priorizar o pagamento de fornecedores, outras prestações de serviços e até dívidas acumuladas ao longo da gestão, deixando os servidores sem receber”, afirmou Vitoriano Bill.
A notícia rapidamente ganhou repercussão nas redes sociais, gerando indignação entre os professores. Alguns profissionais acreditam que o não pagamento foi uma forma de retaliação do prefeito Claudomiro Gomes, que não conseguiu se reeleger. “Juju deixou todos sem pagamento. Ele se vingou dos concursados porque não o reelegeram”, desabafou uma professora em uma publicação.
Ao todo, cerca de 1.040 servidores ligados à Secretaria de Educação ficarão sem receber.
Caso o pagamento não seja efetuado ainda hoje, a responsabilidade será transferida para a próxima gestão, já que os bancos não funcionarão amanhã, 31 de dezembro.
Até o momento, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Altamira não se manifestou sobre o caso.
Já os que trabalhavam sob contrato para a Secretaria de Educação tiveram a satisfação de receber seus vencimentos de dezembro no final da manhã de hoje.
A Voz do Xingu