A Secretaria Municipal de Saúde de Altamira, no sudoeste do Pará, divulgou nesta última terça-feira (02), que toda a linha de frente já foi vacinada e que todo o processo de vacinação envolve a equipe da vacina e uma escolta, que protege os imunizantes de possíveis problemas.
A vacinação no município iniciou no dia 19 de janeiro, quando as 5.844 doses das vacinas contra a Covid-19, que correspondem apenas à primeira etapa chegaram à Altamira e foram distribuídas aos municípios da região do Xingu. Uma força-tarefa foi formada para dar agilidade e transparência aos processos de imunização.
Na primeira fase e cumprindo o que estabelece o Plano Nacional de Imunização, as doses foram direcionadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente, indígenas aldeados e idosos que vivem em asilos ou casas de apoio.
E, para manter transparente o processo, foram vacinadas pessoas que trabalham nesses locais:
– As clínicas e UTI do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) que atendem a Covid-19
– As clínicas do Hospital Geral de Altamira (HGA) que atendem a Covid-19
– As duas unidades de referência Covid-19 e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Os outros setores hospitalares que não atendem COVID diretamente já estão em fase final de vacinação.
– A vigilância epidemiológica, vigilância sanitária, agentes da dengue, agentes da malária já foram vacinadas
– As Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atuam no atendimento geral já estão se vacinando
– 17 idosos institucionalizados que vivem em abrigo foram vacinados assim como os 3 cuidadores, conforme prevê o plano vacinal.
A Secretaria de Saúde de Altamira informou ainda que a vacinação já avança nos profissionais de clínicas particulares e os que atuam em hospitais privados que também atendem casos suspeitos de Covid-19. A vacinação agora vai se estendendo aos serviços de diagnósticos, como clínicas de fisioterapia, laboratórios e clínicas que realizam tomografia.
É importante ressaltar que a vacina vai sendo realizada dos mais expostos à Covid-19, aos menos expostos, incluindo motoristas da saúde, profissionais da limpeza e toda equipe de apoio.
Como a vacina, nesse primeiro momento, é destinada praticamente para todos os profissionais de saúde, a equipe de imunização vai em cada unidade e executa a vacina conforme a listagem disponibilizada pelo setor. E todos os vacinados já estão com a 2ª dose garantida, que está em poder da Sespa.
A vacina dos indígenas é executada pelo Distrito Sanitário Especial Indígena (Órgão Federal).
Ascom/PMA
Fotos: Wilson Soares