Search
Close this search box.

Programa impulsiona mercado de trabalho no Médio Xingu com a formação de profissionais

Belo Monte Oportunidades qualificou moradores da região, que agora vão atuar na operação da maior hidrelétrica 100% brasileira.

Foto: Jaime Souzza / Divulgação - Norte Energia
Foto: Jaime Souzza / Divulgação - Norte Energia
Continua após a publicidade

Após 7 meses de aprendizado e dedicação, 26 moradores de Altamira e região se tornaram os novos operadores mantenedores da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Eles participaram do Programa Belo Monte Oportunidades, uma iniciativa da Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina, que visa capacitar trabalhadores para atuar no setor elétrico. A formatura foi realizada nesta quinta-feira (15/06), na Associação Comercial Industrial e Agropastoril (ACIAPA), e celebrou o sucesso do curso e o início de uma nova etapa na vida dos formandos.

O Belo Monte Oportunidades foi idealizado para oferecer à comunidade local oportunidades de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e construção de carreira, fortalecendo o desenvolvimento socioeconômico da região onde a Usina está instalada. As vagas foram destinadas a pessoas maiores de 18 anos, com Ensino Médio completo e residentes em Altamira e região, que ingressaram na empresa como trainees.

Morador do bairro Bela Vista, em Altamira, o eletricista Felipe Natan Gomes, de 28 anos, disse que vinha atuando nas áreas de manutenção industrial e predial e que é gratificante, com a qualificação profissional, estar capacitado a operar em um grande empreendimento como Belo Monte. “Fomos orientados por grandes profissionais, muito qualificados, que mostraram para a gente a importância de estudar, de se preparar. Gostaria de dizer muito obrigado porque, durante o período de preparação, surgem muitas dúvidas e eles tiveram essa paciência de ensinar e a capacidade de mostrar o que se deve fazer em cada situação. Só tenho a agradecer à Norte Energia pela oportunidade”, disse Felipe.

A turma de formandos contou com nove mulheres, um exemplo da importância da diversidade para o setor de energia, que tradicionalmente é predominantemente masculino, e para o mercado de trabalho como um todo. Uma delas foi Larissa Nataly de Paula Vieira, de 28 anos. A moradora do bairro Brasília, em Altamira, disse que, através do curso de formação, se apaixonou pela área de elétrica e está ansiosa para atuar nas usinas Belo Monte e Pimental.

“É uma responsabilidade muito grande operar aquele complexo. Então, tudo o que a Norte Energia nos proporcionou, em termos de conhecimentos técnicos, sem dúvida nenhuma é muito válido para o que vamos exercer a partir de agora, dentro das usinas. E vamos ter o acompanhamento de outros profissionais, com grande experiência na área. Estou me sentindo muito preparada”, disse Larissa.

Os trainees passaram por duas fases de qualificação: a primeira com formação teórica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Altamira, instituição parceira da empresa, e a segunda de formação prática nas Usinas Belo Monte e Pimental, com treinamentos orientados por profissionais da Norte Energia. Os formandos agora vão atuar na operação das hidrelétricas, passando a integrar o quadro efetivo de colaboradores da empresa, com salários ajustados conforme o mercado e benefícios compatíveis com a nova qualificação.

O diretor presidente da Norte Energia, Paulo Roberto Ribeiro, afirmou que o Belo Monte Oportunidades é mais uma iniciativa da empresa enquanto agente de desenvolvimento regional do Médio Xingu. “E dentre as atividades elencadas como agente do desenvolvimento regional, uma delas é o aproveitamento da mão de obra local. É treinar as pessoas, gerar empregos na região. O que estamos fazendo aqui é um fato inédito. Esses colaboradores chegaram à empresa sem conhecimento e, hoje, estão concluindo esse primeiro processo, praticamente já como operadores de usina. E vão passar, agora, por um processo de monitoria com os profissionais mais experientes. Logo, logo, estarão operando a usina, com tranquilidade, bom conhecimento e boa técnica”, disse.

O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, esteve presente na formatura e ressaltou que o programa valoriza a capacidade e o potencial do povo da cidade, além de aquecer a economia local. “Esse investimento é muito importante. Estamos entregando o certificado para 26 pessoas que vão trabalhar na área de operação. Ou seja, é uma mão de obra que não existia, mas que, a partir da capacitação, ela passa a fazer não só com que o dinheiro circule no município de Altamira, mas você cria um capital intelectual dentro do município. Isso é de uma grandeza enorme”, afirmou.

O diretor do Senai Altamira, João Vieira de Melo Neto, destacou a importância do trabalho conjunto da instituição com profissionais da Norte Energia que transmitiram ensinamentos aos alunos no decorrer do curso de formação. “Sem isso, não teríamos o sucesso que essa turma é hoje. Foi fundamental. Pessoas com experiência, com conhecimento específico, voltado para a própria usina, proporcionando um aprendizado de alta qualidade”, concluiu.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Comments 1

  1. Olá, como posso me candidatar para formação e capacitação de um dia estar na equipe da norte energia
    Sou de altamira trabalho como motorista e operação de alguns equipamentos pois tenho o interesse de um dia trabalhar por altamira tenho família esposa e filhos
    Trabalhei na construção da grandiosa obra como operador de caminhão fora de estradas
    Gostaria muito de um dia trabalhar novamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *