O Dia do Cacau é celebrado nesta quarta-feira (26/3) e destaca a importância do fruto para a sociedade. Domesticado há mais de 5 mil anos pelas civilizações Maia e Asteca, o produto era consumido em cerimônias e também era utilizado como moeda por esses povos. No Brasil, o Pará é o principal produtor do fruto e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), reforça essa liderança com ações de incentivo ao plantio e cursos técnicos.
Atualmente, um dos principais produtos originários do cacau é o chocolate, doce apreciado em todo o mundo e em diversas formas, como em barras e em bebidas. De acordo com o gerente do Escritório Regional do Xingu do Ideflor-Bio, Israel de Oliveira, o Ideflor-Bio conta com uma rede de viveiros na região da Transamazônica, além de apoiar produtores locais com mudas da espécie.
“O Ideflor-Bio tem apoiado os produtores da região por meio de diversas ações, como o fomento ao plantio do cacau por meio da distribuição de mudas de qualidade, instalação de uma rede de viveiros, orientação técnica sobre os cuidados no manejo dessa espécie e apoio ao preparo de área e plantio das mudas em sistemas agroflorestais recuperando áreas alteradas, e reinserindo no sistema produtivo”, destacou.
Incentivo – O produtor de cacau Zezinho Garcia afirma que o apoio da instituição fortalece o pequeno e médio agricultor da região que cultiva o fruto. “Esse apoio permite que o pequeno e médio produtor desenvolva melhores técnicas de cultivo, assim como auxilia no reflorestamento através de sistemas agroflorestais com o uso das mudas de cacau”, enfatizou.
Dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap) apontam que em 2024, foram produzidas mais de 140 mil toneladas de cacau em todo o estado, sendo cerca de 124 mil toneladas apenas na região da Transamazônica/Xingu, o que corresponde a cerca de 87% da produção do estado.
De acordo com o presidente do Ideflor-Bo, Nilson Pinto, o cacau é símbolo de uma tradição milenar e, hoje, é também um motor de desenvolvimento, geração de emprego e preservação ambiental.
“Neste Dia do Cacau, reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável da região da Transamazônica, incentivando o plantio do cacau e promovendo ações que beneficiam tanto o meio ambiente quanto os produtores locais. Por meio da parceria com os agricultores e do apoio contínuo do Escritório Regional do Xingu, o Ideflor-Bio fortalece a agricultura familiar, contribui para a recuperação de áreas degradadas e impulsiona a produção de um dos frutos mais importantes para nossa economia”, frisou.
Agência Pará