Search
Close this search box.

Projeto “Praia Azul” promove remada inclusiva para pessoas com autismo em Altamira, no PA

Continua após a publicidade

O mês de abril é dedicado às campanhas de conscientização sobre o autismo, com a finalidade de levar informações sobre a importância da inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Neste domingo (13/04), voluntários se uniram para promover uma manhã diferente voltada às famílias atípicas de crianças, adolescentes e adultos com autismo.

O Projeto Praia Azul possibilitou a participação deste público em atividades esportivas, no Rio Xingu. Entre as atrações, o passeio na canoa havaiana ou pedalada na bicicleta aquática. Também foi possível remar em caiaques. E as crianças menores curtiram o banho em cima do tapete flutuante.

Os equipamentos pertencem à empresa Viver de Amazônia, uma das parceiras da iniciativa inédita, em Altamira.   Paulo Amorim é um dos idealizadores da ação inclusiva. “Sempre tivemos o desejo de promover atividades adaptadas para pessoas atípicas. É uma forma de incentivar a participação deste público nos esportes aquáticos. Fizemos um teste inicial e formatamos melhor o projeto para que ele pudesse atender as especificidades das pessoas com autismo. E hoje conseguimos concretizar este sonho com sucesso”, explicou o empreendedor de turismo.

O projeto foi feito em articulação com a Associação TEA´s do Xingu, que representa as pessoas com autismo de Altamira e região.  Para Allana Trzeciak, mãe atípica e representante da Associação foi uma experiência diferenciada para as pessoas com autismo que se sentiram à vontade na praia. “Esse tipo de ação mostra que lugar de autista é onde ele quiser estar. Hoje eles experimentaram algo novo e receberam estímulos diferentes que ajudam no desenvolvimento. Também foi um momento importante para que as famílias atípicas pudessem ter maior contato umas com as outras.”

A ação contou com o trabalho de simpatizantes da comunidade autista que juntos possibilitaram lazer e acolhimento às famílias atípicas. Um dos momentos mais importantes foi a chegada de um grupo de amigos em motos aquáticas. E eles conduziram as crianças e adolescentes em um passeio agradável pelo Xingu.

O médico e empresário Ruthery Nunes abraçou a causa com um dos apoiadores. Ele diz que investir na realização de ações inclusivas deve ser um compromisso dos empresários locais.

“Estamos satisfeitos e realizados com a participação das famílias de pessoas com autismo. Diante do sucesso da nossa ação entendemos que é possível fazer ainda mais para que um público ainda maior seja alcançado. Acreditamos que outros empresários também se tornarão parceiros de iniciativas como essa”, explicou o médico que é proprietário do Grupo Viver, um dos maiores centros de saúde da região.

A primeira etapa atendeu a um grupo previamente inscrito de 64 autistas de Altamira, Brasil Novo e Medicilândia. Eles foram acompanhados pelos pais em todas as atividades. Foi um momento de conexão com a natureza, em um ambiente tranquilo e seguro.  

Fonte: A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página