Até 12 de julho, cooperativas, associações e grupos ou coletivos interessados em participar da seleção para o projeto Fortalecendo a Gestão e Governança Corporativa de Empreendimentos da Sociedade Civil em Juruti, oeste do Pará, podem se inscrever ao edital 2019 que foi lançado no dia 14 de junho.
As informações solicitadas no edital devem ser entregues no endereço do Instituto Juruti Sustentável, na Av. Marechal Rondon, 1397, Bom Pastor, em Juruti, horário comercial, ou pelo e-mail [email protected], em formato PDF, até as 23h59. O e-mail que enviará o arquivo com a ficha “Solicitação de Inclusão no Projeto”, no campo assunto, deve ter o seguinte título: Nome da cooperativa ou associação.
Por meio do projeto, o Instituto Juruti Sustentável (Ijus) disponibilizará R$ 81 mil para regularização das organizações selecionadas, 20 no total, sendo 15 organizações sociais sem fins lucrativos (cooperativas ou associações) já constituídas juridicamente, e outras cinco organizações do tipo 2 – grupos ou coletivos em processo de constituição ou formalização jurídica.
“Muitas vezes as entidades não têm um apoio de gestão. Ao surgir projetos com recursos para acessarem, acabam ficando fora por não terem esse apoio de gestão e também por estarem inadimplentes com o governo muitas vezes. O projeto do Ijus vem justamente neste ponto, ajudando a legalizar as organizações. Pontuando, como a diretoria pode fazer uma gestão de uma associação”, comentou a representante do Fundo Juruti Sustentável, Sheyla Oliveira.
“Este é mais um projeto de grande impacto social positivo que o Instituto Alcoa apoia, pois se multiplicará por meio do fortalecimento dessas organizações. O valor de RS 81 mil do projeto se soma a cerca de R$ 10 milhões já investidos pela empresa por meio do Instituto Alcoa e da Fundação Alcoa no município de Juruti”, afirmou a representante do Instituto Alcoa na Mina de Bauxita de Juruti, Gercilene Silva.
Objetivos
O projeto objetiva promover a formação de gestores comunitários voltada para a eficiente gestão institucional e governança das Associações e Cooperativas do município de Juruti, além de:
- Prestar assessoria para a regularização jurídica, financeira e contábil das organizações;
- Fortalecer o associativismo, autogestão e sustentabilidade administrativa e financeira das organizações.
- Apoiar as instituições com base em um diagnóstico aplicado em cada organização no momento da sua incorporação ao projeto.
G1 Santarém