Search
Close this search box.

Promotoria debate a instalação do Conselho Municipal de Drogas em Porto de Moz

Foto: Reprodução do Site MPPA
Foto: Reprodução do Site MPPA
Continua após a publicidade

Na manhã da última quinta-feira, 22 de setembro, a Promotoria de Justiça de Porto de Moz, através do Promotor Cézar Augusto dos Santos Motta, participou uma reunião para debater a viabilidade de instalação do Conselho Municipal de Drogas. O encontro ocorreu no auditório do Espaço 22 de Agosto, pertencente ao Poder Executivo.

O encontro foi iniciado pelo PJ Cézar Motta, que questionou a prefeitura sobre o interesse em instalar o Conselho Municipal de Drogas e ofereceu ajuda para a criação, tendo em vista que faz parte, como suplente, no Conselho Municipal de Drogas em Belém, podendo auxiliar com mais propriedade nesta tarefa.

Em seguida, a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Luzenfigne Rocha Rolin, falou sobre o funcionamento da instituição e a importância de trabalhos voltados a prevenção do uso de drogas, a necessidade de criação do CAPS AD (Álcool e Drogas), tendo em vista o alto número de suicídios em Porto de Moz, grande parte entre os usuários de drogas.

Os integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) reforçaram que a criação do conselho é de extrema importância, mas que primeiramente é necessário fortalecer a rede de proteção, alinhando as políticas públicas, para que o município possa de fato prevenir as famílias, também afetadas pela dependência em drogas

Essa foi a primeira vez que a temática foi debatida de forma conjunta pelas instituições locais. Se instalado, este será o primeiro Conselho Municipal de Drogas entre os municípios da região. Diante disso, o Conselho deve planejar o atendimento para uma população além do seu município, prevendo medidas como, por exemplo, a criação de abrigos para atender a população externa.

Na ocasião também estiveram presentes o Secretário Municipal de Administração, Frederico Feitosa da Silva; o Secretário de Educação, Marlison Rodrigues; o Secretário de Saúde, Wenderson Barros; o Secretário de Assistência Social, Jackson Sampaio; a Procuradora Municipal, Beverly Barros Pereira; o vice-coordenador do Conselho Tutelar, Orlando Serra Duarte; a secretária municipal de Juventude, Lisandra Karol; e a equipe do CREAS, Susan Paula Gama Rocha e Luciane Vieira Gomes.

Fonte: MPPA

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *