O publicitário Marth Uchôa foi detido na manhã desta sexta-feira, 15, por perturbação a ordem pública, segundo as autoridades policiais de Altamira.
Revoltado com a situação em que se encontra a cidade de Altamira, principalmente nesse momento de pandemia do novo coronavírus, o publicitário gravou na quinta-feira, 14, um vídeo e postou nas redes sociais, convocando a população a fazer uma manifestação pública em frente à casa do prefeito Domingos Juvenil (MDB), na manhã de hoje, dia em que Juvenil completa 78 anos de idade.
“Marth podes contar comigo, é inadmissível o que estamos vivendo aqui em Altamira. Não tenho medo do Prefeito, ESTOU é com medo de morrer por causa do descaso da atual gestão. Impossível aceitar calada tantos desmandos. Vou sim com minha máscara, com meu álcool em gel é com minha coragem de cobrar o que me é de direto: direito à vida!”, comentou Sandra Xavier nas redes sociais ontem à noite, ao saber do manifesto.
No amanhecer do dia, fotos já circulavam nos grupos de watssap mostrando que o perímetro da rua que dá acesso a casa do prefeito, estava bloqueada para passagem de veículos. Meia hora antes do horário previsto para manifestação, marcada para às 10h da manhã de hoje, policiais militares e agentes de trânsito do município já se faziam presentes em frente à casa do gestor municipal, que fica em um bairro nobre da cidade.
No horário programado do início do protesto, o publicitário chegou com duas panelas e começou a bater em frente à casa do Prefeito Domingos Juvenil. Cerca de dois minutos após o início da batucada, uma equipe da Polícia Civil, composta por dois delegados e homens da Polícia Militar, cercaram o publicitário, e pediram que ele entrasse na viatura, para prestar esclarecimentos na delegacia. “Ele tem todo o direito de protestar, mas não desse jeito, perturbando a casa alheia”, disse o Superintendente da Polícia Civil em Altamira, delegado Walason Damasceno. (Vídeo no final da matéria)
Com a detenção do publicitário o manifesto acabou se dando por encerrado.
Motivo da manifestação – A manifestação contra o gestor municipal no dia do seu aniversário, se deu devido a população não ter mais visto o prefeito e suas ações em combate a pandemia. Há cerca de 40 dias o prefeito Domingos Juvenil, que faz parte do grupo de risco está desaparecido. Seu vice, o pastor Joel Mendes, não tem o poder de resolver nada, e com isso a população altamirense está desesperada diante do caos que se instalou na cidade, que hoje já está sem leitos, medicamentos e profissionais de saúde para combater a pandemia. Na última quarta-feira, 13 de maio Domingos Juvenil, chegou a comentar nas redes sociais que havia falado com governador Helder Barbalho e que o mesmo tinha autorizado ele a construir um hospital de campanha na cidade, que iniciaria no dia de ontem, mas até agora ninguém sabe de nada do que de fato está sendo feito por parte da Prefeitura local.
Texto e Fotos: Wilson Soares – A Voz do Xingu