Está chegando o mês de junho e com ele as expectativas das festas folclóricas e das comidas típicas tradicionais da quadra, como mingau de milho, tapioca, pé de moleque, e outros. Desde o final dos anos 90, o DIEESE/PA, através de pesquisas regulares acompanha o comportamento de preços dos principais produtos e motivos da época junina. As pesquisas envolvem desde os alimentos (in natura e prontos) até o vestuário da quadra junina comercializados na Grande Belém.
O instituto de pesquisa divulgou nesta quarta-feira (29), o resultado da primeira das duas pesquisas sobre comidas típicas da quadra junina. O foco desta divulgação são os preços dos produtos in natura comercializados nas maiores redes de supermercados da Grande Belém e que serão utilizados na elaboração das principais comidas típicas do período.
Ao lado dos grupos juninos e bois-bumbás, a tradição das festas juninas também tem se mantido nas comidas típicas de época. Os locais de vendas de produtos in natura, assim como das principais comidas típicas já prontas aumentaram muito ao longo dos anos.
Para a quadra junina deste ano, segundo o DIEESE/PA, a trajetória de preço dos produtos in natura mostra que a maioria das mercadorias pesquisadas apresentaram aumento de preços. Os preços também se diferenciam por tipo de produtos, marcas, peso e locais de venda.
Os produtos relacionados na tabela abaixo são os destaques das pesquisas efetuadas pelo DIEESE/PA no período de 25 a 28/05, com cerca de 50 produtos in natura, nas principais redes de supermercados da Grande Belém, em comparativo com mesmo período do ano passado.
Entre os produtos de época (in natura) que apresentaram altas de preços nos últimos 12 meses os destaques foram: Açúcar refinado kg – União com reajuste de 17,57%, seguido do Fubá de Milho pacote 500g – Real com alta de 16,57%; Fubá de Arroz pacote 500g – Real com alta de 11,85%; Leite Condensado Moça 395g – Nestlé com alta de 11,74% e do Leite de cocô garrafa de 200 ml – Sococo com alta de 5,71%.
Também nos últimos 12 meses, alguns produtos apresentaram recuos de preços, com destaque para o Milho Branco para pipoca pacote 500g – Real com queda de 14,12%, seguido do Milho Branco para mingau pacote 500g – Real com queda de 13,36% e do Cocô ralado pacote 100g – Sococo com queda de 2,33%.
Além dos tradicionais produtos já listados, outros que também fazem parte do preparo das comidas típicas da quadra junina também estão mais caros, como é o caso do arroz, da farinha de tapioca, do cuscuz, da tapioca utilizada para fazer a goma, do camarão, da maniva e do jambu.
Segundo o DIEESE/PA, os reflexos destas oscilações de preços observadas nos últimos 12 meses nos produtos in natura que vão integrar as comidas típicas da quadra junina comercializados em supermercados e outros pontos de venda da Grande Belém, logo serão percebidos pelos consumidores com a compra das comidas típicas já preparadas.
Fonte: DIEESE