A região Norte teve crescimento de 16,08% nas vendas online, em março de 2020, em relação ao mês de fevereiro. O faturamento do setor também teve alta de 21,22%, como revela o índice MCC-ENET, levantamento do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico(camara-e.net), em parceria com o Movimento Compre & Confie.
Por região, todas as vendas varejistas online apresentaram resultados positivos em março, na comparação com fevereiro. A região Norte aparece em penúltimo lugar, na frente somente do Sul, que registrou 13,83%. Na liderança, esteve o Sudeste (22,39%), seguido por Centro-Oeste (18,70%) e Nordeste (18,32%).
“O mês de março foi marcado pelo início da quarentena no país. Com as pessoas ficando em casa, o comércio eletrônico se tornou a única alternativa de vendas para muitos setores da economia brasileira, na qual justifica o forte crescimento registrado no período para a região. O momento é de investimento no canal online para atrair novos consumidores e aumentar a recorrência de compra para categorias até então pouco exploradas de bens não duráveis e até produtos perecíveis”, afirma o coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net, André Dias.
O índice avaliou ainda as vendas do comércio eletrônico na comparação de março de 2020, com o mesmo mês do ano anterior. Neste caso, o Norte teve uma expansão de 24,06%.
Na análise regional do acumulado do ano, a configuração muda e o Norte ficou dessa vez, em última posição com 1,55%. Na liderança, o Centro-Oeste (10,89%), seguido por Nordeste (10,07%), Sudeste (6,11%) e Sul (2,59%).
Ao observar o faturamento do Norte, março de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior, o crescimento foi de 14,89%.
No acumulado do ano, a região Norte teve o único desempenho negativo com a variação de -5,21%, novamente ocupando o último lugar do ranking. Os dois melhores resultados foram do Nordeste e Sudeste, com respectivamente, 11,83% e 8,26%; enquanto o Centro-Oeste e o Sul, ficaram com a terceira e quarta colocação, com 3,85% e 2,47%, na sequência.
A pesquisa completa pode ser acessada pelo endereço: www.mccenet.com.br
Fonte: Portal Roma News