A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que registrou queda no número de não retorno de presos, após a saída temporária do Dia das Mães 2018, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em 2017, o percentual foi de 7%. Já em 2018, de 6%, o menor registrado nos últimos quatro anos. A média anual de evasão durante as saídas temporárias é de 10%.
No total, 1.412 presos foram liberados pela Justiça e 93 não retornaram no prazo definido. Na Região Metropolitana de Belém (RMB), 1.033 presos foram liberados e 86 não voltaram. Já no interior, 379 saíram e só 7 não retornaram; 4 em Tucuruí; 2 em Itaituba, e 1 em Santarém.
Quem não retornou dentro do prazo determinado pela Justiça passa a ser considerado foragido e, quando recapturado, pode regredir para o regime fechado e perder o direito ao benefício.
A Susipe reitera que a saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execução Penal para presos do regime semiaberto que já tenham cumprido 1/6 da pena (se o condenado for réu primário) e apresentem bom comportamento. O beneficio é concedido pela Justiça. (Com Ascom da Susipe)
(Diário do Pará com informações da Susipe)