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Quem são as quase 500 mil famílias que ainda não utilizam o benefício que dá descontos na conta luz?

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Um recente levantamento feito pela Equatorial Energia Pará, junto a Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, revelou que, embora 800 mil famílias paraenses já possuam o benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica, outras 480 mil têm o direito, mas ainda não o utilizam. O estudo foi feito de acordo com a quantidade de cidadãos paraenses que possuem Número de Identificação Social (NIS), o pré-requisito básico para fazer parte do programa.

Os municípios que possuem mais clientes aptos a fazer o cadastro no benefício são: Belém, com 58 mil; Ananindeua, com 20 mil; Santarém e Abaetetuba, com cerca de 19 mil; Marabá, com 9 mil; Castanhal e Altarmira mais de 5 mil. Nos 144 municípios do território paraense há famílias que podem se beneficiar.

A Tarifa Social concede descontos de 10% a 65% na conta de energia dos clientes residenciais classificados como baixa renda, de acordo com a faixa de consumo, como explica a tabela abaixo. Os classificados como baixa renda indígena ou quilombola, o desconto pode chegar a 100% na cobrança do consumo de energia.

Residencial Baixa Renda ​Residencial de Baixa Renda Indígena ou Quilombola            ​

Consumo (kWh)      Desconto (%)        Consumo (kWh)          Desconto (%)

0 a 30                         65                            0 a 50                           100

31 a 100                    40                           51 a 100                          40

101 a 220                  10                          101 a 220                          10

maior que 220                             Não possui  maior que 220        Não possui

O gerente de relacionamento como cliente da Equatorial Pará, Haroldo Nobre, explica que é importante essas pessoas que possuem o NIS procurarem fazer o cadastro no benefício o quanto antes. “A gente sabe que o cenário econômico por conta da pandemia não é tão favorável, por isso esse desconto na conta de energia para essas famílias chega em boa hora. E estamos disponibilizando vários canais de atendimento para que o cliente possa se cadastrar e passar a usufruir do benefício”, alerta Haroldo.

COMO SE CADASTRAR – O cadastro na Tarifa Social pode ser feito por meio da central de atendimento da empresa, no 0800 091 0196, e por meio do WhatsApp, onde o cliente pode entrar em contato pelo número (91) 3217-8200 e fazer o cadastro de forma rápida e prática. O cliente deverá informar a conta contrato e seguir as orientações da assistente virtual Clara, informando o número do NIS (Número de Identificação Social), seja do titular da conta, seja de qualquer familiar que more na mesma casa.

CONFIRA OS REQUISITOS PARA SER TARIFA SOCIAL 

Estar inscrito no CadÚnico (que concede o número do NIS) com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50).

Ser idoso ou pessoa com deficiência, recebendo o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo (R$ 261,25).

Famílias inscritas no CadÚnico que tenha portador de doença que necessite de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até três salários mínimos.

Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

SOBRE O NIS – Para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. Essa informação é dada na Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou por meio de consulta da validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS.

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