A Receita Federal paga nesta terça-feira, 31, o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023. O pagamento deste lote será feito a 354,5 mil contribuintes.
Os lotes residuais de restituição são pagos após o término dos lotes regulares e destinam-se a restituições que foram processadas posteriormente, devido a retificações ou outras correções em declarações que caíram na malha fina.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição“.
O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou por indicação de chave Pix.
Serão contemplados neste lote residual de pagamento:
– 6.106 contribuintes idosos acima de 80 anos;
– 54.438 contribuintes entre 60 e 79 anos;
– 6.491 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
– 16.874 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– 119.040 contribuintes que não possuem prioridade legal, mas que receberam prioridade por terem utilizado a Declaração Pré-preenchida ou optado por receber a restituição via PIX.
– 151.560 contribuintes não prioritários.
Restituições do Imposto de Renda:
1º lote: 31 de maio
2º lote: 30 de junho
3º lote: 31 de julho
4º lote: 31 de agosto
5º lote: 29 de setembro
1º lote residual de restituição: 31 de outubro
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de 1 (um) ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Portal Terra