Menu

Receitas com farinha do Babaçu ganham destaque em concurso de culinária

Continua após a publicidade

A Ailde Leocaio é merendeira escolar do município de Vitória do Xingu, sudoeste paraense. Ela participou de um concurso em que receitas com farinha de babaçu foram criadas e oferecidas na merenda dos alunos da rede municipal de ensino. A macarronada de frango, agora, tem um ingrediente especial e foi aprovada pela criançada. “Eles gostaram, comeram bem”.

Foi realizada uma degustação das receitas propostas pelas merendeiras, no projeto ‘Da floresta para merenda’. A farinha é originária do coco babaçu, uma fruta daqui da região e que tem um alto valor nutritivo. Daqui pode-se fazer várias receitas, entre macarronadas, estrogonofes, bolos e até rocambole.

A professora Rosiene Santos conta que já conhecia o mingau, mas aprovou as receitas apresentadas. “No início eu não gostei porque eu não gosto muito do sabor doce, mas não sabia das inúmeras receitas, realmente são deliciosas, estão de parabéns”, contou Rosiene.

A idealizadora do projeto é a nutricionista Daniele Damasceno. Ela conta como surgiu a ideia de usar farinha do babaçu em receitas onde o amido de milho possa ser substituído. “A farinha é produto dos nossos extrativistas, é riquíssima em fibra, ferro, e vem pra merenda pra somar, além dos nutrientes ajudam a manter nossa floresta em pé”, contou a profissional.

Para o coordenador do Instituto Sócio-Ambiental da região, Marcelo Salazar, os maiores beneficiados são os alunos. Já que se trata de uma alimentação mais orgânica e com ótimo sabor.

Em dezembro de 2017, a renomada chef de cozinha Bela Gil, que é especializada em culinária natural, esteve em Altamira para apresentar os benefícios do componente na alimentação. Sem falar que o produto é cultivado sem a utilização de insumos agrícolas e agrotóxicos por famílias que habitam as reservas extrativistas da região.

A Edineide Silva foi mais longe, e criou um estrogonofe. Uma receita rápida, fácil e que leva apenas 30 minutos para ficar pronta. Os alunos da escola em que ela trabalha adoraram, e ela se tornou uma das finalistas.

Ibis Felipe Lins – Fonte Confirma Notícia 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.