Menu

Prefeitura de Vitória do Xingu decreta Lockdown no município a partir de hoje

Continua após a publicidade

Para conter a transmissão comunitária do coronavírus em Vitória do Xingu, a gestão do município decretou, a partir desta quinta-feira, 14, a suspensão total das atividades não essenciais e a circulação de pessoas no âmbito das zonas rural e urbana do município. O chamado Lockdown.

A partir de agora, a circulação de pessoas nas ruas só será permitida para a aquisição de gêneros alimentícios, medicamentos, produtos médico-hospitalares, produtos de limpeza e higiene pessoal, para consultas e exames laboratoriais, ou para a realização de operações de saque e depósito nos bancos.  Para realizar qualquer dessas atividades, é obrigatório a utilização de máscara.

De acordo com o decreto, quem descumprir essas medidas pode receber punição de até R$ 120 reais para pessoa física, podendo esse valor ser dobrando em caso de reincidência, e de R$ 10 mil reais para pessoa jurídica, com possibilidade de interdição ou embargo do estabelecimento.

O lockdown em Vitória do Xingu é para tentar conter o avanço do vírus no município. Com 15 mil habitantes, de acordo com o último Censo do IBGE, Vitória do Xingu tem até hoje, 14 de maio, 20 casos confirmados da doença, cerca de 172 casos em monitoramento e 03 óbitos confirmados.

Ações – O município tem feito ações para tratar os casos mais graves da doença. O Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o NASF, virou hospital de campanha, com leitos, respiradores e balão de oxigênio. No Hospital Municipal, foi criado uma ala isolada para atender os casos mais complexos da doença, com uma estrutura parecida. Foram comprados mais 16 leitos, para ampliar o atendimento e as equipes estão nesses locais, monitorando, cuidando e avaliando os pacientes. Além disso, uma força-tarefa foi criada pela Secretaria de Saúde do município para dar assistência aos profissionais que atuam na área da saúde e que estão na linha de frente do combate à pandemia. Uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, vai atender exclusivamente aos funcionários da saúde, que estão com abalo psicológico por causa da pandemia ou que testarem positivo para o coronavírus.

Por: Valéria Furlan – A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.