O rio Xingu é um dos mais exuberantes do mundo, um dos mais importantes do Brasil. Com cerca de 1979 quilômetros de extensão, nasce no estado do Mato Grosso e desagua no rio Amazonas, além de banhar diversas cidades do Pará. Recanto para a pesca artesanal e esportiva, fonte de muitas riquezas, o Xingu também abriga a Usina Belo Monte, a maior hidrelétrica 100% brasileira, que abastece com energia limpa vários estados brasileiros.
Conscientes dessa importância do Xingu, colaboradores da Norte Energia, empresa concessionária da Usina, se reúnem na manhã deste sábado (22), em Altamira, para a 1ª Remada Ecológica Voluntária. O objetivo é promover a interação dos colaboradores com a natureza, tendo como meio de transportes caiaques, muito utilizados na região em práticas de ecoturismo e esportes de aventura.
A principal meta da Companhia, com a ação, é sensibilizar os participantes sobre a importância de não deixar resíduos na natureza, seja durante passeios ou visitas à praia. Durante o evento, os canoístas amadores terão a oportunidade de recolher os resíduos encontrados no caminho, contribuindo para a diminuição da poluição das águas e protegendo a fauna aquática.
Poluição por plásticos – Um dos principais tipos de lixo jogado hoje no rio Xingu é o plástico, que pode ser letal para a biodiversidade do rio, em especial os peixes. Prevenir, combater, reverter esses danos é imprescindível. Segundo dados levantados pelo Centro Regional de Educação Ambiental do Xingu (Creax), apenas nesta última década, foi produzido mais plástico do que em todo o século passado.
Anualmente, são utilizados 17 milhões de barris de petróleo para produzir garrafas plásticas e os brasileiros, hoje, produzem cerca de 11,025 milhões de toneladas de lixo plástico por ano, descartando boa parte indevidamente, inclusive no rio Xingu, colocando em risco a vida humana, dos peixes e a permanência de suas belas cachoeiras e corredeiras, entre outros encantos.
A 1ª Remada Ecológica Voluntária da Norte Energia é realizada no âmbito do Programa de Educação Ambiental para os Trabalhadores (PEAT), que promove cursos e ações para integrar trabalhadores e comunidades residentes no entorno da UHE Belo Monte. Resulta, também, das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da UHE Belo Monte, que tem por finalidade promover a educação ambiental e sensibilizar públicos diferenciados na comunidade em que está inserido o empreendimento.
Programação – A remada terá início às 7 horas da manhã, nas proximidades do RUC Tavaquara. A previsão dos realizadores é de que a missão dos participantes, de recolher a maior quantidade de lixo plástico, resíduos e outros objetos danosos ao meio ambiente, seja concluída às 10h30 da manhã, quando eles receberão a imprensa para um bate-papo sobre a aventura ecológica, no píer localizado próximo à peixaria Ver-o-Rio.
SERVIÇO
1ª Remada Ecológica Voluntária da Norte Energia
Data: 22/07/2023 (sábado)
Local de Chegada: Rampa da Peixaria Ver-o-Rio (Avenida João Pessoa, nº 1.620, no bairro São Sebastião).