Rio Xingu atinge nível de emergência e concessionária alerta sobre riscos à rede elétrica

Em caso de emergência, chame ajuda, entre em contato com a distribuidora de energia ou os bombeiros para relatar fios caídos ou outras situações de risco

Continua após a publicidade

Com o inverno amazônico em curso, cidades do Sudoeste do Pará começam a sofrer com a rápida subida do nível dos rios. Em Altamira, o Xingu já atingiu a cota de emergência, com 7,84, enquanto o rio Pacajá, passou de 8 metros acima do normal, no último dia de carnaval. A situação é preocupante para as comunidades que sofrem com alagamentos, e oferece risco para quem permanece nessas áreas.

Nossa preocupação é com a segurança de toda a população. Com a água inundando comunidades e chegando às residências, o risco de acidentes elétricos aumenta. Em contato com a água e perto da rede ou dentro de casa, os moradores precisam ficar em alerta o tempo todo, e caso haja um acidente como a queda de uma árvore, ou um cabo energizado atravessado na via, as pessoas precisam se afastar o mais rápido possível, e acionar a Equatorial. ”, destaca Rodrigo Nunes, executivo de manutenção da concessionária.

NotíciasRelacionadas

Cuidados para evitar acidentes elétricos em áreas alagadas

•        Evite contato com a rede elétrica – Não toque em postes, cabos, fios soltos ou qualquer equipamento elétrico que possa estar energizado e em contato com a água.

•        Não caminhe em áreas alagadas – A água pode esconder fios caídos, buracos e outros perigos invisíveis. Sempre busque um caminho seguro.

•        Desligue a energia da sua casa – Se o nível da água estiver subindo rapidamente, desligue o disjuntor geral apenas se for seguro. Caso já haja alagamento, não tente desligá-lo e busque ajuda da Equatorial Pará.

•        Não use equipamentos elétricos molhados – Se um aparelho foi atingido pela água, não ligue antes de verificar se está seco e seguro para uso.

•        Evite ligar aparelhos durante inundações – Mesmo que a energia não tenha sido interrompida, evite usar eletrodomésticos em locais úmidos ou com risco de contato com a água.

•        Atenção ao retorno para casa – Após o nível da água baixar, certifique-se de que a instalação elétrica foi inspecionada por um profissional antes de religar a energia.

•        Mantenha distância de postes e transformadores – Em caso de queda de postes ou faíscas na rede elétrica, avise imediatamente a concessionária de energia.

•        Atenção ao uso de geradores e extensões – Se for necessário usar geradores, instale-os longe de áreas alagadas e siga as recomendações de segurança. Evite improvisações com fios e extensões.

•        Redobre o cuidado em embarcações e veículos – Evite navegar ou dirigir em locais onde postes e redes elétricas estejam próximos da água.

•        Em caso de emergência, chame ajuda – Entre em contato com a concessionária de energia, através do 0800-091-0196 ou com os Bombeiros para relatar fios caídos ou outras situações de risco.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página