Search
Close this search box.

Riscos e perigos: Equatorial Pará alerta sobre intervenções não autorizadas na rede elétrica

Apenas profissionais habilitados da Distribuidora podem executar serviços que envolvam energia.

Continua após a publicidade

A Equatorial Pará alerta que atividades e serviços que envolvem energia elétrica precisam ser feitos de forma segura e responsável, para evitar acidentes graves e até mesmo fatais. Por isso, somente os profissionais da distribuidora de energia estão aptos a subir em postes, manusear a rede, trocar transformadores, manobrar chaves, pois são preparados para desenvolver o trabalho com segurança.

Além de ser crime previsto no Código Penal Brasil, a intervenção na rede por quem não é autorizado, coloca em risco a vida de muitas pessoas, como ressalta o executivo de Segurança da Equatorial Pará, Marcelo Martins.

“Nossos profissionais são treinados e passam por diversas certificações para estarem capacitados a trabalhar com a rede elétrica, pois sabemos que há riscos nessas atividades. Por isso sempre reforçamos à população que não realizem intervenções na rede. Não queremos que vidas sejam perdidas ou que as pessoas fiquem com sequelas por esse tipo de prática. Também vale ressaltar que há casos em que somente a proximidade pode gerar uma descarga por indução”, reforça.

Boa parte das intervenções junto à rede elétrica ocorre devido ao furto de energia, praticados por terceiros, que, na maioria das vezes, não possuem conhecimento técnico e geram acidentes graves. Outro prejuízo está relacionado a falta de energia que afeta milhares de pessoas.

Além disso, há pessoas que preferem não aguardar que a equipe técnica chegue ao local para resolver alguma situação que causou falta de energia, outro fator de muito risco, pois a energia pode voltar a qualquer momento e quem pratica essa ação sofrer um acidente fatal.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *