Search
Close this search box.

Riscos e perigos: Equatorial Pará orienta sobre cuidados com a rede elétrica na zona rural

Distribuidora de energia alerta para os perigos existentes ao realizar atividades próximas à rede energizada em áreas distantes dos centros da cidade.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

Nas zonas rurais é comum utilizar máquinas como colheitadeira, semeadora, pulverizador, trator entre outras, manipular ferramentas como enxada, rastelo, foice e outros com a parte metálica para cima e em altura que possibilite o contato acidental com a fiação fora do padrão normativo ou em proximidade com a rede elétrica representa um risco de acidente.

Em relação à intervenção indevida na rede, há casos de clientes que contratam pessoas para solucionar falta de energia, entretanto, essa conduta é ilegal e perigosa para quem executa e para os moradores da localidade.

Em virtude dos riscos, a Equatorial Pará orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar acidentes graves e fatais.

Marcelo Martins, executivo de Segurança da Equatorial Pará, reforça a orientação para que os clientes não interferiram na rede, pois somente os profissionais capacitados e autorizados da Equatorial podem executar serviços na rede elétrica. “Use os canais oficiais de atendimento para acionar o serviço de manutenção da rede, seja ela rural ou urbana”.

Os canais oficiais de atendimento são: agências e postos credenciados; atendente virtual Clara, no WhatsApp, pelo número (91) 3217-8200; central de atendimento no número 0800 091 0196 ou pelo aplicativo da Equatorial Energia.

Dicas de segurança:

• Cuidado ao regular equipamentos de irrigação, pois os jatos de água podem atingir a rede elétrica e causar curto-circuito;
• Nunca estacione veículos e máquinas agrícolas próximas à rede elétrica;
• Não plante espécies de grande porte, como o eucalipto, embaixo das linhas de transmissão e redes de distribuição;
• Não pode árvores que estejam próximas ou tocando na rede elétrica; e
• Não faça queimadas próximas à rede elétrica.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *