Uma delícia feita de cacau orgânico e de maneira 100% artesanal (sem uso de máquina). Esse é o tipo de chocolate produzido por Rosa Vronski, produtora de cacau que mora no km 100, às margens da BR-230, a Transamazônica, em Medicilândia, no Pará.
“É um pouquinho mais trabalhoso para fazer, mas não quero sair dessa linha. O pessoal já conhece e esse é o diferencial do meu chocolate,” comentou Rosa, que é chocolatier há mais de 20 anos.
A história de Rosa na cacauicultura começa com a mudança de sua família do Paraná para a região da Transamazônica em 1979. Já no início dos anos 2000, ela e seu marido, Dalcírio Vronski, encontraram no cacau uma oportunidade de negócio e a forma de ter uma vida sustentável.
Com dedicação e muita habilidade, Rosa Vronski, em 2004, desenvolveu técnicas artesanais para transformar as amêndoas de cacau em chocolate de alta qualidade. Hoje, a produção chega a 60kg por mês e inclui chocolates com variados teores de cacau e recheios exóticos.
Foto: Wilson Soares
“Eu faço chocolate com 50%, 70% e 100% de cacau, com mel, além de recheios com cupuaçu, maracujá, coco, banana, cidreira, café, pimenta e açafrão.”
Rosa produz e vende os produtos em casa, onde recebe clientes não apenas de diversas cidades brasileiras, mas também de outros países, atraídos pela autenticidade e pelo sabor incomparável dos chocolates artesanais.
“Eu vendo pra pessoas que moram na França e em outros lugares. Sempre que alguém viaja para esses países despacho as encomendas para esses clientes,” afirmou a produtora que também produz licor de cacau. “Ontem eu recebi aqui um pessoal do Rio Grande do Sul. Tem uma encomenda do pessoal de Rondônia que ainda vai passar por aqui pra pegar.”
A trajetória vitoriosa da chocolatier e produtora rural, que já participou de feiras internacionais em várias cidades brasileiras, rendeu a ela neste ano de 2024, o reconhecimento do projeto “Ilumine-se”. O evento, que foi promovido pela Associação Comercial de Altamira (ACIAPA), homenageou 20 personalidades femininas que alcançaram destaque pelo empreendedorismo e a força da mulher na região do Xingu. “Receber esse reconhecimento é uma honra imensa. É uma celebração de anos de trabalho duro e amor pelo que faço”, disse a chocolatier, emocionada.
Rosa Vronski é um exemplo inspirador de empreendedora bem-sucedida e de resiliência. Em meio aos desafios da vida na Transamazônica, ela conseguiu criar um negócio próspero e sustentável, que valoriza o produto local e ainda leva um pedaço da Amazônia para o mundo. A cada barra de chocolate, ela não apenas oferece um produto de qualidade para ser saboreado, mas também compartilha uma parte de sua história e da paixão pela chocolataria artesanal.
Foto: Wilson Soares
Os interessados em conhecer e comprar o “Chocolate da Dona Rosa”, pode fazer uma visita ao seu lote, que fica no km 100 – dez quilômetros depois da cidade de Medicilândia, no sentido do município de Uruará. O sítio está localizado na faixa da BR-230. Para mais informações ou reserva de produtos, os clientes podem fazer contato pelo telefone (93) 99239-8968 e falar diretamente com Rosa.
Por Wilson Soares / A Voz do Xingu