Apaixonados pelo cultivo do cacau e pela produção de chocolates artesanais, o casal José Renato e Verônica Preuss abriu as portas de sua propriedade rural, no sábado (19/7), para receber jornalistas da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet/Pará). A visita faz parte da Rota Turística “Do Cacau ao Chocolate”, criada pela Prefeitura de Altamira no final de 2023.

Foto: Wilson Soares
Localizada no Travessão da 20 Norte, a cerca de 6 km da BR-230, zona rural de Brasil Novo (PA), a propriedade abriga cerca de 10 mil pés de cacau e também é o local onde são produzidas as delícias da marca Kakao Blumenn, fundada em 2021. O casal se mudou do estado de Santa Catarina para o Pará no início dos anos 2000 e, antes de se dedicar exclusivamente à produção rural, lecionava na comunidade onde vive até hoje.

Foto: Everaldo Nascimento
A paixão pelo cacau cresceu ao longo dos anos. Em 2015, Verônica decidiu se concentrar integralmente na produção do fruto e, quatro anos depois, iniciou a fabricação de chocolates artesanais. A ideia começou tímida, utilizando apenas 10% da produção de amêndoas, mas ganhou força e identidade com a criação da Kakao Blumenn. Hoje, a marca já produz 22 sabores de chocolates com alto teor de cacau, misturando ingredientes tropicais e amazônicos. Os produtos são vendidos em diversos municípios da Transamazônica e até em Santa Catarina, onde reside a filha do casal.

Foto: Wilson Soares
Durante a visita, os jornalistas puderam acompanhar todas as etapas da produção: da colheita à secagem das amêndoas, até o beneficiamento e o preparo dos chocolates na pequena fábrica que fica ao lado da residência. A experiência surpreendeu e encantou os visitantes.

Jornalista Jackie Carrera – Foto: Wilson Soares
“Foi enriquecedor. Eu não tinha noção real do que é toda a cadeia produtiva do cacau, desde o plantio até chegar na loja. Como o seu José Renato falou: é muito fácil comer chocolate, mas ninguém imagina o trabalho e a beleza por trás da produção”, relatou a jornalista Jackie Carrera.
A presidente da Abrajet/Pará, Isa Arnour, destacou a importância do empreendimento e a receptividade do casal. “É um projeto que tem história, tem emoção, tem coração. Em nome de todos os jornalistas, agradecemos pelo almoço, pela acolhida e parabenizamos por esse trabalho inspirador”, disse. Isa e o diretor de imagens da Abrajet, Wilson Soares, entregaram ao casal o certificado “Amigo da Abrajet”.

Foto: Jackie Carrera
A chocolatier Verônica Preuss agradeceu emocionada pela presença do grupo. “Foi uma alegria imensa poder mostrar o que fazemos aqui, dividir um pouco da nossa história. Quem ainda não conhece, venha nos visitar. Tenho certeza de que ninguém sai decepcionado”, afirmou.

Foto: Wilson Soares
A jornalista e advogada Franssinete Florenzano também se encantou com a produção e levou chocolates para Belém. “Fiquei maravilhada não apenas com a capacidade de produção, mas com o cuidado com o meio ambiente, o processo artesanal e o amor que envolve cada etapa.”

Jornalista Franssinete Florenzano – Foto: Wilson Soares
Reconhecimento não falta à trajetória de Verônica. Em 2021, ela conquistou o título de uma das melhores amêndoas de cacau do Brasil em concurso nacional. No ano seguinte, recebeu o 2º lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria Produtora Rural, se destacando no cenário nacional.

Foto: Wilson Soares
Além da Kakao Blumenn, outros sete empreendimentos fazem parte da rota turística que valoriza a cultura do cacau e fortalece o turismo rural na região da Transamazônica — responsável por cerca de 87% da produção de cacau do Pará, um dos estados líderes do setor no Brasil.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu e Abrajet/PA.





















