Menu

Rota Turística “Cacau ao Chocolate” é a nova opção de destino na região da Transamazônica e Xingu, no Pará

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

Imagine passear por fazendas de cacau, acompanhando todo o processo de coleta e preparo das amêndoas, conhecer a história do cacau e encerrar o tour com uma degustação das delícias produzidas a partir do fruto. Pois saiba que agora esse passeio fantástico é uma realidade na região da Transamazônica, no sudoeste do Pará.

Chocolates artesanais produzidos na região da Transamazônica, no Pará.

Foi lançada nesta quinta-feira, 11 de janeiro, pela Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), a Rota Turística Cacau ao Chocolate”. O itinerário de visitação inclui 8 diferentes pontos turísticos que são empresas rurais localizadas em 5 municípios ao longo da BR-230, a Transamazônica, sendo eles: Anapu, Altamira, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará. Essa área concentra a maior produção de amêndoas de cacau do Estado do Pará e abriga ainda fábricas de chocolate, além de unidades menores de produção de chocolates artesanais.

Eliana Couto – SEMTUR / Altamira

“Com isso, vamos valorizar a produção cacaueira e o turismo rural, pois queremos dar um novo olhar para a região. Existe a produção do cacau, que é muito forte, mas agora também temos a degustação e a comercialização do chocolate que é o produto final”, disse a secretária de Turismo de Altamira, Eliana Couto.

O empreendimento Abelha Cacau, instalado em Altamira é um dos locais que fazem parte do roteiro de visitação. De acordo com o proprietário, o médico cardiologista e produtor de cacau, Antônio Pantoja, a iniciativa da Prefeitura de Altamira em lançar essa Rota Turística vai agregar valor aos produtos feitos na região e também ao turismo local.

Foto: Wilson Soares

“Aqui temos grandes rios, praias, pecuária, fazendas, outras rotas. A Rota “Cacau ao Chocolate” vai se conectar com as outras já existentes, oferecendo um produto a mais para o turista”, disse o empreendedor.

De acordo com o projeto, Altamira será o município base devido à sua estrutura, contando com um aeroporto de médio porte, hospedagem e excelentes restaurantes.

Foto: Evair Almeida

O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, idealizador da Rota Turística, também destacou que cerca de 80% de toda a produção de amêndoas de cacau do Estado do Pará está concentrada nesse trecho da Transamazônica. A Rota “Cacau ao Chocolate” visa aproveitar esse grande potencial e fomentar o turismo de negócios na região do Xingu.

“O objetivo é fazer com que todo turista que visite Altamira e a região da Transamazônica tenha um produto pronto, um folheto com todas as nossas fazendas de cacau e fábricas de chocolates, para que ele possa não apenas conhecer os produtos, mas também vivenciar a experiência de fazer o chocolate a partir do cacau e experimentar esses novos sabores ”, disse o prefeito.

A chocolatier Verônica Preuss, que mora no travessão da 20, zona rural de Brasil Novo, planta, colhe e produz sete tipos de chocolates artesanais. Desde 2021, ela tem sua marca própria denominada “Kakao Blumenn”. Ela foi uma das participantes do lançamento da Rota Turística em Altamira e acredita que, a partir de agora, seu empreendimento prosperará ainda mais.

“Na verdade, vai mudar tudo. Já recebíamos muita gente, mas não de uma forma estruturada. As pessoas vinham, visitavam e acabavam comprando chocolate. A partir de agora, vamos nos organizar para começar a receber as pessoas de uma forma melhor, onde os visitantes poderão conhecer todo o processo e, quem sabe, até oferecer café da manhã e almoço”, afirmou a empreendedora.

Antônio Pantoja, proprietário do Sítio Abelha Cacau, assegura que aqueles que desejarem explorar a região podem contar com toda a comodidade e logística necessárias.

“As empresas privadas neste setor de cacau e chocolate estão prontas para receber e apresentar aos visitantes o processo da cadeia produtiva. O empreendimento Abelha Cacau dispõe de uma pousada, busca o turista até o aeroporto e oferece todo o conforto e comodidade para que ele possa se envolver nessa experiência e sair feliz, satisfeito, com seu próprio kit de chocolate, confeccionado por suas próprias mãos”, concluiu o empreendedor.

Conheça as localizações das empresas que compõem a Rota Turística Cacau ao Chocolate:

Santa Amazônia – localizada em Anapu

Abelha Cacau – situada em Altamira

Cacau Xingu e Kakao Blumenn – estabelecidas em Brasil Novo

CacauWaySabor e Arte do Cacau e Ascurra Chocolate – presentes em Medicilândia

Fazenda Panorama – localizada no km 140 em Uruará.

As principais informações sobre a rota estão disponíveis em um folder elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo de Altamira que será levado para divulgação nos principais eventos da área de turismo do país. No folheto constam as 8 empresas participantes e os contatos para a negociação de pacotes.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Comments 1

  1. Carlos Figueira says:

    Parabéns pela iniciativa da prefeitura de Altamira/SEMTUR em acreditar que o turismo possa desenvolver a região, valorizando a cultura e produção local, gerando assim empregos e renda para as comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.