Search
Close this search box.

´Rota Turística do Cacau ao Chocolate´ é lançada na Capital do Estado pela Prefeitura de Altamira

Rota Turística Cacau ao Chocolate
Rota Turística Cacau ao Chocolate
Continua após a publicidade

A cidade de Belém, capital do Pará, foi palco nesta quinta-feira (25 jan. 2024), para o lançamento da Rota Turística do Cacau ao Chocolate. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Altamira, por meio da Secretaria de Turismo do Município, com objetivo de promover o turismo rural relacionado à produção de cacau na região da Transamazônica. O evento reuniu autoridades de Altamira, a imprensa estadual e empreendedores do setor turístico da capital e da região Xingu.

Jornalistas da Abrajet/PA cobrindo o lançamento da Rota Turística do Cacau ao Chocolate.

A nova rota turística do Cacau ao Chocolate abrange cinco municípios: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia e Uruará. Os visitantes terão a oportunidade de explorar fazendas de cacau, compreender o processo da cadeia produtiva do fruto desde o cultivo até a transformação das amêndoas em chocolate, vivenciar a cultura local e ainda apreciar as belezas naturais da região.

Foto: Divulgação

O prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes, destacou que dentro das fazendas, os visitantes podem observar as etapas de cultivo e colheita do cacau, participar de degustações de chocolates artesanais e ainda aprender sobre a história e tradições relacionadas ao fruto. Ele ressaltou que a rota visa apresentar aos visitantes os produtos já existentes e enfatizou a importância econômica da rota, além da sustentabilidade, pois a lavoura cacaueira também contribui para a recuperação de áreas degradadas.

Chocolatier Verônica Preuss com prefeito Claudomiro Gomes – Foto: Divulgação

“Hoje nós apresentamos não só um roteiro turístico, mas também uma relação de produtos prontos, para que os visitantes possam entender o processo produtivo das fazendas e conhecer as nossas fábricas de chocolates finos da Transamazônica, feitos com amêndoas de qualidade premiadas em diversos lugares do Brasil”, afirmou o prefeito de Altamira, Claudomiro Gomes. Ele também aproveitou para expressar gratidão pela presença da imprensa estadual, da Abrajet, da Associação Comercial de Belém, da CEPLAC, da Embrapa, da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará, bem como de outros setores relacionados ao turismo.

A ideia da Rota Turística surgiu após Altamira ser reconhecida pela realização do Festival Internacional do Cacau e Chocolate. A Secretaria Municipal de Turismo de Altamira elaborou um folder detalhado com informações das 8 empresas rurais participantes, que será o material de divulgação em grandes eventos nacionais. O lançamento oficial em Altamira ocorreu no dia 11 de janeiro de 2024, no Centro de Eventos Vilmar Soares. O novo destino turístico também foi apresentado durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul, que ocorreu de 9 a 12 de novembro de 2023.

Atualmente, o Pará se destaca como o maior produtor de cacau do Brasil, ultrapassando a Bahia, com uma produção de mais de 149 mil toneladas de amêndoas no ano passado. A região Transamazônica responde por 86% da produção do Estado, abrangendo uma área de 300 mil quilômetros quadrados de florestas preservadas, segundo dados da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC).

Foto: Wilson Soares / A Voz do Xingu

Foto: Wilson Soares

Os números da lavoura cacaueira são impressionantes. De acordo com a CEPLAC, 31.515 produtores cultivam a lavoura em uma área de 221.775 hectares. Ainda segundo os dados do órgão, em 2023, o valor bruto da produção no Estado chegou a R$2,4 bilhões, sendo arrecadados R$100 milhões de ICMS.

O empresário Antônio Pantoja, proprietário do empreendimento Abelha e Cacau, um dos locais incluídos no roteiro de visitação, assegura que a região do Xingu está preparada para receber os visitantes com hospitalidade.

Foto: Wilson Soares

“As empresas privadas neste setor de cacau e chocolate estão prontas para receber e apresentar aos visitantes o processo da cadeia produtiva. O empreendimento Abelha Cacau dispõe de uma pousada, busca o turista até o aeroporto e oferece todo o conforto e comodidade para que ele possa se envolver nessa experiência e sair feliz, satisfeito, com seu próprio kit de chocolate, confeccionado por suas próprias mãos”, concluiu o empreendedor.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *