A Rússia anunciou o fim do embargo à carne bovina brasileira exportada do Pará. O país deixou de comprar carne dos produtores paraenses no início do mês de março, após a confirmação de um caso atípico de “vaca louca” em uma pequena propriedade no município de Marabá, no dia 22 de fevereiro. Outros países, entre eles China e Filipinas, também anunciaram embargo à carne bovina brasileira, mas já haviam retomado a compra.
O fim o embargo foi anunciado pelo Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (7). De acordo com o órgão, em 2022, as exportações de carne bovina para a Rússia somaram cerca de US$ 165 milhões de dólares, o equivalente a 24 mil toneladas do produto. O Itamaraty informou ainda que embaixadas brasileiras e representações do Ministério da Agricultura e Pecuária em países considerados estratégicos atuaram para evitar fechamentos “indevidos” de mercados.
O caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), popularmente conhecido como “mal da vaca louca”, foi considerado atípico, ou seja, sem risco de disseminação ou risco à saúde pública
Fonte: O Liberal