A Secretaria de Estado de Administração (Sead) informou na sexta-feira (25), que teve que adiar a etapa de avaliação psicológica e entrega da documentação para investigação social e funcional do concurso da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), por conta da greve dos caminhoneiros que atinge todo o país. A etapa seria de preenchimento das vagas para o cargo agente prisional e demais cargos, aconteceria até a próxima quarta-feira (30).
Ainda de acordo com a Sead, o material que seria usado durante a aplicação das provas viria da cidade de Guarulhos, em São Paulo. Por conta desses atrasos, a carga ficou impedida de ser transportada para a capital. As provas seriam aplicadas nas cidades de Belém, Castanhal, Marabá, Santarém, Itaituba e Altamira.
Segunda etapa do concurso
Essa segunda etapa consiste em Curso de Formação Profissional – de caráter eliminatório e classificatório – no Instituto de Ensino e Segurança do Pará (Iesp), com carga horária mínima de 200 horas para nível superior e 160 horas para nível médio.
As vagas para nível superior têm remuneração inicial bruta de R$3.363,72. Os cargos são para técnico de administração e finanças (áreas de Administração, Biblioteconomia, Estatística e Ciência Contábeis); técnico em gestão penitenciária (áreas de Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Medicina psiquiátrica, Odontologia, Pedagogia especialidade em Educação, Psicologia e Serviço Social); técnico em gestão de infraestrutura (áreas de Arquitetura, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica); engenheiro de segurança do trabalho e técnico em gestão de informática.