O barulho da sirene do carro da polícia, foi substituído pelo comunicado para que todos permaneçam em casa na cidade de Medicilândia, no sudoeste do Pará. (Vídeo abaixo). A cidade de cerca de 32 mil habitantes, que também é conhecida como Capital Nacional do Cacau, em muitos dos casos de saúde precisa contar com o atendimento de média e alta complexidade do Hospital Regional da Transamazônica, que fica em Altamira.
De acordo com secretário de Saúde, o enfermeiro Danilo Lopes, o município tem hoje um caso considerado suspeito do coronavírus, um em analise, que seria o mesmo caso suspeito, haja visto que está aguardando o resultado, e 19 casos sendo monitorados.
O que é considerado caso suspeito: é o paciente que chegou de alguma viagem de área de transmissão com sintomas do vírus. Esse paciente já se submeteu ao teste e está aguardando o resultado, ou seja, já teve o material coletado e encaminhado ao Laboratório em Belém, esperando o resultado.
Já os pacientes que estão sendo monitorados, são aqueles que também chegaram de área de risco de transmissão, porém apresentaram sintomas leves, e que não se enquadram no momento para coleta do material. O secretário explica ainda que quem define se é feita ou não a coleta é o Centro de Informações de Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e não município. Porém segundo o secretário, todos esses pacientes que são considerados suspeito e monitorados, estão sendo acompanhados diariamente por profissionais da secretaria de Saúde do município e todos eles foram orientados a permanecerem em suas casas na quarentena.
O secretário faz um apelo para que a população permaneça em suas casas.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu